quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ofensas, Processos, Briga de Santos, A Ética dos Blogueiros, e O Tempo Pode Estar Acabando...


Por Daniel X.


E outras polêmicas...
Esta é mais uma postagem da série E outras polêmicas..., que não falam de um evento específico, mas sempre tem alguma relação com a corrida de rua. Tentando gerar uma boa discussão aqui no blog. Essas postagens geralmente são uma coletânea de reflexões, e consequentemente os comentários feitos pelos leitores acabam gerando uma nova matéria.

Me ofendeu!
Em uma época onde usa-se tanto o termo liberdade de expressão, parece que fica difícil definir até onde vai essa liberdade, ainda mais que uma simples opinião pode vir a ser considerada uma ofensa.
Em 2009, o integrante do grupo "Casseta & Planeta", Hélio de La Peña, se sentiu ofendido e fez críticas a Danilo Gentili, após o repórter do CQC fazer uma piada comparando o macaco King Kong com jogadores de futebol.
Como resposta, Gentili usou seu miniblog, publicando scans de partes do Almanaque da Casseta Popular Nº2/1986, do qual Hélio de La Peña fazia parte, onde haviam duas páginas inteiras dedicadas a piadas supostamente racistas com negros.
Às vezes me parece que, se sentir ofendido é muito mais uma questão de conveniência, seja ela qual for...

Confiram o vídeo "Tudo é Ofensivo", do canal TheAmazingAtheist

No meu caso, geralmente não me sinto ofendido com comentários (mesmo que a intenção tenha sido me ofender). Tanto que no meu blog não existe mediador, aceito comentários anônimos, e também não apago comentários postados. É claro que isso não significa que não vou argumentar quando criticado.

Direito de Resposta
No caso do meu blog, sempre houve a oportunidade de direito de resposta, tanto que não uso mediadores. Embora a intenção das postagens nunca sejam denegrir/depreciar alguém, isso pode vir a acontecer, pois cada pessoa pode vir a interpretar o texto de formas diferentes.
Em junho deste ano, organizadores me pediram apara alterar o meu texto sobre minha participação em seu evento. Respondi que, no blog existe a opção de comentários e todos podem comentar, inclusive eles. O máximo que poderia fazer então, seria tirar a matéria do ar, mas que isso não mudará a impressão que os atletas tiveram do evento. Os organizadores adicionaram seus comentários e a matéria continua lá.
Em novembro, após a repercussão gerada por fatos que ocorreram em outro evento, determinado organizador entrou em contato comigo, afirmando que alguns leitores estariam sendo injustos em seus comentários. Sugeri ao mesmo que fizesse sua própria postagem para ser publicada no blog, como direito de resposta, e assim foi feito.
Processos
O que pode vir a caracterizar crimes, como calúnia, injúria e difamação? Você sabe a diferença? E Imunidade de Opinião? Sabe o que significa este termo?
Hoje em dia, além do bom senso, é bom que se tenha o mínimo de noção em direito, ou até mesmo uma assessoria jurídica para escrever algo.
Vídeo do canal do STF
Georgia Pinheiro, editora do blog Conversa Afiada, afirma que "ter liberdade custa caro", se referindo  a quantidade de processos que tem rolado na blogosfera.
Vlogueiros/blogueiros envolvidos em processos que o digam, como Daniel Fraga, Ricardo Gama, a  própria equipe do Conversa Afiada e o falecido Amilton Alexandre.
Mas não são só os Crimes de Opinião que podem vir a trazer problemas a blogueiros. Direitos autorais (copyright), uso de imagem (direito à imagem), e outros crimes virtuais podem nos prejudicar, se não tivermos cautelas. Até mesmo os comentários postados no seu blog, são de sua responsabilidade, independente de quem tenha feito este comentário.

Briga de Santos...
Em 2011, um influente blogueiro organizou um treino, que era uma versão "cover" da corrida mais famosa do Brasil, como forma de protesto quanto a organização deste evento.
Embora o próprio organizador dessa famosa corrida tenha afirmado que não estava preocupado com o  1% dos insatisfeitos com a organização, nosso amigo blogueiro foi processado. Porque então? A alegação é que houve uso uso indevido do nome da prova, embora existam centenas de corridas com o mesmo nome pelo mundo afora. Mas na minha opinião, o processo foi uma forma de intimidação da parte da organização ao blogueiro, pois sendo uma pessoa formadora de opinião e influente, esse 1% poderia crescer com o passar do tempo. Saiba mais AQUI, AQUI e AQUI...

Muitas vezes a intenção em processar não é nem ganhar a causa, mas intimidar o blogueiro.Na minha visão, foi o que aconteceu neste caso.
Já quanto à briga dos santos, o processo ainda está em andamento e, estou torcendo para o santo  casamenteiro...

Código dos Blogueiros
10 DIREITOS E DEVERES DO BLOGUEIRO CONSCIENTE: Dicas de como conduzir melhor seu blog, seguindo conceitos básicos de ética, tiradas de um artigo escrito pelo blogueiro/ativista, Arthurius Maximus.
Você pode ler parte do texto logo abaixo, ou ler o artigo completo fazendo download da Edição 6 da Revista Blogosfera AQUI.
Logo, todo blogueiro tem o direito e o dever de:
1- Expôr seus pensamentos livremente conforme seus ideias e sua visão de vida. Afinal, porque o leitor vai se interessar pelo seu blog se ele é apenas a repetição de velhos clichês e do discurso pasteurizado da “Grande Mídia”.
2- Ser criativo e não plagiar textos alheios dando asas a sua imaginação sem se preocupar com a crítica alheia. Pois o plágio, além de crime, consiste no pior atestado de incompetência que um blogueiro pode emitir(...)

O Tempo Pode Estar Acabando...
Como meus amigos já sabem, em 2013 tenho algumas prioridades que demandam mais tempo, por isso posso não ter disponibilidade de ficar escrevendo mais no blog. Isso já seria feito no segundo semestre de 2012, após a minha primeira maratona. Mas tive alguns contratempos que fizeram com que meus planos fossem adiados.
Até o dia 31 de dezembro vou tentar postar o máximo de matérias do meu arsenal. Algumas vão ter que ficar de fora por não estarem prontas. Espero conseguir postar a matéria de aniversário do blog, onde respondo perguntas polêmicas de vários atletas.
Quem gosta do blog vai sentir saudades. Quem não gosta, vai soltar foguetes...

"Ninguém tem o direito de viver sem ser chocado. Ninguém tem o direito de viver a vida sem ser ofendido. Ninguém é obrigado a ler nada. E se alguém ler, não será obrigado a gostar. Se você ler e não gostar, você não é obrigado a ficar calado. Pode escrever, responder, reclamar, escrever aos jornais, pode até escrever um livro. Você pode fazer todas estas coisas, mas seus direitos terminam aí. Ninguém tem o direito de me impedir de escrever nada. Ninguém tem o direito de impedir que minhas opiniões sejam publicadas e lidas."

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Muito bom! Gostei muito do que foi dito!

    ResponderExcluir
  2. Como vc mesmo disse, liberdade custa caro...Quem fala o que quer tb ouve coisas que poderão não ser tão boas...Faz parte! Se a gente acredita no que diz, tem que ter postura para se defender.Exercer nossos direitos é um aprendizado constante. Espero que nesse processo de escrever suas opiniões num blog vc tenha esclarecido coisas muito mais para si mesmo que para os outros. Talvêz aí esteja o melhor de tudo: quem sabe usar essa capacidade de escrever com facilidade e com personalidade para outros projetos futuros. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia, a frase "ter liberdade custa caro", da Georgia Pinheiro, se refere às custas processuais que envolvem todo esse sistema. Na época (2010) o Conversa Afiada respondia há 28 processos.

      No meu caso, qdo falo o que quero, escuto o que quero tb, pois como citei acima, criticas e ofensas não me incomodam, e são bem vindas. Mesmo aquelas que não tem fundamento, como me rotular como "líder anarquista". Este tipo de comentário não me incomoda, pois parece que quem o proferiu não sabe nem o significado da palavra "anarquia".

      O que me incomoda no nosso país em geral, é a falta de colhões, o comodismo, e o jeitinho brasileiro, pois acredito que devemos lutar para mudar. O puxa saquismo e a cumplicidade com o errado tb me deixam com náuseas. Somos um povo que reclama muito e faz pouco. Reclama de político, mas não faz nada p mudar. Omite o que pensa para fazer politicagem e ficar bem na fita com todos. Gosto de politica, mas não de politicagem. Consigo conquistar o que quero sendo eu mesmo.

      Ao postar no blog esclareci muitas coisas para muita gente. Quem tiver colhões saberá usar.

      Excluir
  3. Diz aeh fera ... show de post mas até meu blog ja foi vitima de plagio de temas e de imagens por mim tratadas em photoshop... Devemos ter cuidado pois tudo pode ser udado contra.
    E quanto ao processo do pirata da paulista o processo e real e esta em tramitação valores 97000,00 $ !

    Sucesso Sempre!

    Por que Eu Corro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Vc pensa que é apenas uns "blogueirinho" de nada, e de repente Vc vê sua postagem em um canal de nome. Isso já aconteceu comigo, e nem adicionaram os créditos do verdadeiro autor.Mas deixei p lá. Acho que ser plagiador já é punição suficiente, pois a falta de criatividade é um fardo pesado para quem trabalha área da comunicação.

      Cautela p feitiço não virar contra o feiticeiro. Sabemos que vivemos em um país onde a boa intenção não é o que conta...

      O processo eu sei que é real, e estou torcendo p Santo Antônio. Não concordei muito com a postura dos donos do outro santo.
      Mas é como um amigo disse: "melhorar a prova que bom, nada né!"...

      Agora, 97.000,00?!!!!!!!! Que "pirataria" cara, hein! Nem as produtoras Hollywoodianas devem estar reivindicando valores tão altos.

      Excluir
  4. Somos 7 bilhões de pessoas no planeta, discordância de opinião é o que não vai faltar. Acho importante que cada um fale o que pensa mas que da mesma forma esteja disponível para ouvir o que o outro tem a dizer. Acho que as pessoas precisam ser mais tolerantes, isso não quer dizer engolir calado o que não concorda pra fazer politicagem, mas saber discutir idéias com respeito. É dizer "eu não concordo com vc, mas podemos conviver em paz independente disso" . Abs. Gosto muito dos seus textos.

    ResponderExcluir
  5. Somos 7 bilhões de pessoas no planeta, discordância de opinião é o que não vai faltar. Acho importante que cada um fale o que pensa mas que da mesma forma esteja disponível para ouvir o que o outro tem a dizer. Acho que as pessoas precisam ser mais tolerantes, isso não quer dizer engolir calado o que não concorda pra fazer politicagem, mas saber discutir idéias com respeito. É dizer "eu não concordo com vc, mas podemos conviver em paz independente disso" . Abs. Gosto muito dos seus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Alessandra. "Precisamos criar uma pele mais grossa e dedos médios maiores".

      Mas afirmar que se sentiu ofendido hj em dia, é muito conveniente e pode ser muito lucrativo. Como eu disse: conveniência. Nem que seja para se colocar no papel de vítima.

      Excluir
  6. Temos a liberdade de fazer o que quisermos desde que essa liberdade não interfere com o direito de outros. Jamais vai precisar de outra regra na vida.

    ResponderExcluir
  7. oi D.x,
    percebo que as pessoas não estão acostumadas a pensar diferente e que quando o fazem,são massacradas.Ser autêntico,expor suas ideias com argumentos sensatos,é algo que cria repulsa nas pessoas.
    Muitas vezes viramos chacotas,alvo de piadas.Sei disso,porque,passo por isso.
    Não importo,sou o que sou.Faço o que é bom para mim!
    Quando recebo uma crítica,faço algumas considerações:
    o que ele disse,tem fundamento?
    vem de alguém que importa com meu bem estar?ou é simplesmente inveja,pois não consegue mudar a própria vida!
    tudo que vem para acrescentar eu absorvo,o resto deleto.
    vejo que suas matérias,são meios de informações.Você,em momento algum fala para o corredor não mais participar de tal evento.Você expões suas opiniões,faz sua avaliação se vai ou não praticipar.Fica a critério do corredor tirar suas próprias conclusões.
    Percebo que temos um mundo de informações,de forma fácil,acessível,mas preferimos nos manter cegos.
    abraço fraterno,
    verusa

    ResponderExcluir
  8. Daniel gostei da abordagem. Ficou bom o texto.

    ResponderExcluir
  9. Ola Daniel....
    É o tal do politicamente correto que apareceu aí hj em dia....
    E sinceramente, isso é ridículo!
    Já que é polêmica que gostamos, só um exemplo: se contar uma piada de negro atualmente, vc é racista, agora piada de loira ou de português, todo mundo adora.
    Isso é ridículo! É apenas uma piada, não tem nada demais, pelo menos é o que eu acho!
    Hj o povo é cheio de "não me toques", isso é muito imbecil..... Mas o povo hj em dia se acha muito esperto, muito inteligente, muito intelectual..... Tanto que ganham cortesias em corridas em troca de favores.... Lamentável!!!
    Absurdo!
    No mais, Feliz 2013 pra todos aí!

    Avante Sempre Batman....

    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
  10. O que Vc disse é mais que verdade, Luiz. Como eu disse, às vezes se sentir ofendido é mais uma conveniência. Em uma entrevista ao vivo, Roberto Justus diz que ficou ofendido por uma piada que Gentili fez com judeus. Porém, o tal do Justus afirma que piadas que loiras já são aceitáveis. Exatamente o que Vc disse. Confere aí:
    http://www.youtube.com/watch?v=5GZA6rZOwFk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povo hj em dia se acha muito intelectual e talz....
      Mas são tão intelectuais que não lutam por coisas que realmente valem a pena....
      Lamentável!
      @BatmanLuizF

      Luiz Fernando (Batman)

      Excluir