domingo, 30 de dezembro de 2012

Top 12: As Melhores Corridas de 2012!


Por Daniel X.


Não vou fazer um balanço geral de 2012 aqui nessa postagem. Quem acompanha o blog, sabe dos problemas de saúde que tive, dos manifestos que fizemos em prol de melhorias nas corridas de rua de BH, e da petição para regulamentação das corridas de rua na cidade.
O interessante é que, das melhores provas que participei, apenas quatro foram realizadas em BH. 
Vou citar as 12 melhores corridas que participei em termos de custo benefício:


Organização Faça Produções
Valor (2 kg de leite em pó para doação), temática social,  percurso variado e desafiador, premiação (incluindo faixa etária e PNE), e vários amigos corredores presentes, fizeram com que meu ano já começasse bem! 
Foi minha primeira corrida sob a direção do treinador Maron, e tive uma ótima performance. Não com relação ao tempo, pois geralmente não forço em corridas. Mas com relação a como terminei a prova: me sentindo completamente inteiro e pronto para mais uma!
Inicialmente o regulamento não incluía a categoria deficientes auditivos. Fato que foi resolvido depois de uma reunião entre o atleta PNE - Auditivo, Maurício Sá, e o Sr Newton e Sr Sergio, da ECT  (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). Como o evento não ocorreu em 2011, a medalha daquele ano foi aproveitada para 2012, mas isso não apagou o brilho do evento.

IX Corrida Rústica do 23º BPM - O Primeiro Pódio - 26.02.12


Organização: 23º BPM PMMG
A corrida  aconteceu no dia 26/02/12 , em comemoração aos 20 anos do 23º BPM, em Divinópolis, além de fazer parte das comemorações do centenário da cidade, e foi organizada pelo Cap Leônidas, líder da equipe Friends Runners.
 Taxa de inscrição: dois litros de leite, que foram distribuídos para quatro entidades de Divinópolis; dois dias para retirada de kit (inclusive no dia da prova); premiação por faixa etária; percurso de 6,2 km mas muito desafiador, com muitos aclives e declives; camisa de qualidade; amigos de várias cidades presentes; e conforto no local do evento.
Nesse evento testei os aprendizados dos treinos com o Treinador Maron, e o resultado foi meu primeiro pódio (5° lugar na categoria). Um evento que entrou definitivamente para meu calendário.

VI Meia Maratona Internacional de São Paulo 04.03.12 

Organização: Yescom
A primeira corrida com inscrição com o valor superior a 30 reais que participei no ano. Apesar de algumas  falhas, como,  kit lanche precário, racionamento de hidrotônico, e largada de 21 e 5 km misturada, os pontos positivos se sobressaíram:  vários pontos de apoio médico durante o trajeto; a presença de vestiário masculino e feminino; premiação da categoria PNE;  banheiro durante o percurso; medalha bem elaborada;
trânsito foi controlado de forma impecável (em SP!!!); e percurso desafiador, onde bati meu recorde pessoal.Também conheci vários amigos virtuais pessoalmente, como Fabio Namiuti, Alan Nardi, Fernanda Runner, Corretor Corredor, e o lendário Antonio Colucci. Foi o primeiro evento no qual solicitei emissão de Nota Fiscal referente à prestação de serviços.

V Corrida Rústica de Itatiaiuçu/MG 18.03.12


Organização: AEI (Associação Esportiva Itatiaia) e a Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu
A corrida  aconteceu em comemoração ao 49º aniversário da cidade. Além do percurso de 10 km, o evento também contou com caminhada de 5 km, e  uma corrida infantil para atletas de 10 a 14 anos.
Fiquei surpreso com a quantidade de atletas de alto nível que compareceram ao evento, mas isso se deve ao fato de haver premiação em dinheiro e faixa etária. Antes da prova os atletas já tinham frutas a vontade à sua disposição. O percurso é muito difícil, com 100% de subidas e descidas, algumas bem íngremes e outras não, porém longas.  Ao final foi oferecido muita fruta e água a vontade, pipoca e a medalha de finisher . Também distribuíram bonés para todos que estavam presentes. Com certeza vou fazer o possível para estar na próxima.


7ª Corrida João César de Oliveira - Contagem 27.05.12


Organização: Prefeitura Municipal de Contagem /Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Um evento que sempre foi elogiado por atletas que considero referência, masque até então não havia tidoa  oportunidade de participar. A inscrição pôde ser feita no site de prefeitura de Contagem sem cobrança de taxas. Valor: 1  kg de alimento não perecível.
Além do percurso de 10 km, o evento contou com caminhada de 2km, e marartoninha para crianças, proporcionando grande inclusão social. Outros pontos positivos: dois dias para retirada de kit (que veio bem farto);  mais de 20 categorias, entre elas a dos Portadores de Necessidades Especiais; trânsito bem controlado; percurso desafiador, com 100% de aclives e declives; e muitos amigos presentes.

Maratona da Caixa da Cidade do Rio de Janeiro -  08.07.12


Organização: Spiridon
A melhor corrida da minha vida, não apenas por ser a minha primeira maratona, mas pela organização em si. Um evento que, embora não leve a palavra "internacional" em seu nome, pode ser considerado como tal tranquilamente. É um dos poucos eventos com um valor alto dos quais já participei que realmente valeu a pena. Nota 10 em tudo! A Spiridon deu uma aula de organização, e que deveria servir de modelo para qualquer organizador de eventos.

Ecorrida 5, 10 km e Revezamento 23.09.12


Organização:Yescom
Minha primeira corrida de revezamento, com a então, Liga da Justiça, formada também pelos amigos Eduardo Carvalho, Luiz Fernado e Verusa Alemida. A inscrição teve um valor acessível, embora a camisa sirva apenas para pano de chão. Com exceção a camisa, e do posto de hidratação que ficava fora da área de revezamento, o evento foi muito bom. Mas o que marcou mesmo foi estar correndo com uma equipe tão especial. Como estava me recuperando de problemas de saúde, os outros membros da equipe tiveram que compensar meu tempo. Ficamos em 16º entre as  equipes masculinas, pois, apesar de ter uma mulher no grupo, não havia a categoria equipe mista (outro ponto negativo). Mas o que ficou marcado aqui foi o trabalho em equipe!

19ª Corrida Pela Vida POA-RS 30.09.12


Organização:  ICI-RS (Instituto do Câncer Infantil de RS)
A inscrição teve um preço acessível (50 reais), em que a renda arrecadada é voltada ao ICI-RS. O evento contou com: dois dias para retirada de kit (muito farto com camisa de poliamida);  além dos percursos corrida 5 e 10 km, houve também caminhada 3 km;  premiação por faixa etária e equipes e  temática social. Nunca tinha visto tantos benefícios aos atletas como vi neste evento, que contou com patrocinadores realmente compromissados com a causa do  ICI-RS. 
que foi oferecido antes, durante e depois da prova.: hidrotônico, frutas, barra de cereal, cereais variados, capuccino, algodão doce,  pipoca, chimarrão, anti-séptico para os pés, iogurte, balões, parquinho, garrafa squeeze, e foto revelada na hora! 

9ª Corrida da ALMG 21.10.12 


Realização: Assembleia Legislativa Minas Gerais
O valor da inscrição foi de 3 quilos de alimentos não perecíveis, ou vale-alimento no valor de R$15,00que foram encaminhados à Associação dos Leucêmicos do Estado de Minas Gerais (Leuceminas). Outro atrativo do evento é seu percurso, que é realizado  nas ruas do bairro Santo Agostinho, região onde raramente acontece provas e dá a oportunidade ao atleta a correr em outro cenário, que é composto por uma sequência de aclives, declives e curvas. Foi uma corrida simples que não deixou a desejar em nada, ainda mais se comparada a eventos que custam até 120 reais hoje em dia. 
Essa faz parte do meu calendário de corridas desde 2010!


2º Circuito Mineiro de Corridas do ABC - Etapa Divinópolis 15.11.12


Organização: Rede de Supermercados ABC
O evento é promovido pela rede de Supermercados ABC, e acontece em várias cidades do estado de MG. Embora seja organizado por uma rede de supermercados, e esteja apenas em sua segunda edição, já é um dos circuitos mais badalados de MG, e atrai corredores de todo estado devido aos seus inúmeros pontos positivos: taxa de inscrição: 20 reais (que era feita através do próprio site do evento sem cobrança de taxas adicionais); categoria faixa etária, totalizando R$5.000,00 em prêmios; camisa de poliamida; sorteio de brindes; percurso desafiador com vários quarteirões consecutivos só de subida; após a linha de chegada foi oferecido banana, maçã, macarrão, suco, iogurte e sorvete, e uma medalha muito bonita. Me senti um pouco mal, pois tinha levado dezenas de picadas de abelhas dias antes (AQUI), e fui muito bem atendido no posto médico.

Volta das Torres - Carmo do Cajuru 25.11.12


Organização:Prefeitura de Carmo do Cajuru
Foi a segunda edição da prova e a primeira vez que corri na cidade. O valor de inscrição foi muito acessível: 20 reais, que pôde ser realizada  também no dia da prova. A camisa alusiva ao evento foi de cor branca e em tecido de poliamida.  Os banheiros da Praça da Estação foram abertos aos atletas (mais confortável que os banheiros químicos que estamos acostumados). O percurso era composto de uma sequência de subidas e descidas bem íngremes, no meio da natureza, e sob as torres de alta tensão. Uma verdadeira cross country, completamente afastada do ambiente urbano, com direito a chuva, passando por um lago, muito verde, e terra molhada,  proporcionando um verdadeiro contato com a natureza. Houve premiação por faixa etária e  sorteio de camisas da campanha "Todos Contra a pedofilia". Meu primo Mateus fez sua estréia nessa corrida. 



Realização: TJMG
Evento que ocorre em comemoração à semana do Servidor. A prova contou com os percursos de corrida 5km - composto  de subidas e descidas de nível médio, e caminhada 2km; categoria geral, faixa etária e PNE ; valor de inscrição de 2kg de alimentos não perecíveis, que foram doados para instituições apoiadas pelo TJMG; vestiários;  categoria faixa etária e PNE. Mais uma vez vários amigos presentes, que sempre tornam qualquer evento divertido.

Todas as Corridas de 2012 - Vídeo:
Vídeo dedicado à minha esposa, Roseli.

Todas as corridas de 2012. Clique nos nomes para ler a respeito da prova:

  1. Corrida da Lua Cheia By Japão 11.01.12 
  2. CDC 2012: 15ª Corrida de Reis 22.01.12
  3. Circuito de Corridas do Carteiro - BH 28.01.12
  4. Mini Maratona de Aniversário - Nova Lima 311 Anos 06.02.12
  5. CDC 2012: 12ª Corrida de Férias 12.02.12
  6. IX Corrida Rústica do 23º BPM - O Primeiro Pódio - 26.02.12
  7. VI Meia Maratona Internacional de São Paulo 04.03.12 - Aumentando o Círculo de Amizades
  8. Corrida da Lua Cheia By Japão 07.03.12 Em Homenagem às Mulheres.
  9. V Corrida Rústica de Itatiaiuçu/MG 18.03.12
  10. Golden Four Asics – BH 01.04.12 Caiu a qualidade? ...
  11. Itaú Power Shopping/Contagem 22.04.12
  12. 5ª Meia Meia Maratona Linha Verde 29.04.12 Três Anos de Corrida de Rua!
  13. 7ª Corrida João César de Oliveira - Contagem 27.05.12
  14. 18ª Corrida de Pentecostes 18.06.12 Parabéns Divinópolis!.
  15. 2ª Corrida da Policia Militar de Minas Gerais-Alferes Tiradentes 24.06.12
  16. Corrida Rústica do 122º Aniversário do 1º BPM 01.07.12
  17. Maratona da Caixa da Cidade do Rio de Janeiro - Aprendendo a Andar Novamente... 08.07.12
  18. Circuito da Longevidade Bradesco Etapa BH – 19.08.12
  19. Circuito Sesc Corra pro Hexa BH - 2ª Etapa 02.09.12 Lagoa ou Pântano da Pampulha?
  20. Ecorrida 5, 10 km e Revezamento 23.09.12 Silenciar, ou confiar na Liga da Justiça?
  21. 19ª Corrida Pela Vida POA-RS 30.09.12
  22. Da Rua Para a Pista 14.10.12
  23. 9ª Corrida da Assembleia Legislativa Minas Gerais 21.10.12
  24. Volta da Lagoa dos Ingleses (All Limits) 11.11.12 Quase uma Tragédia...
  25. 2º Circuito Mineiro de Corridas do ABC - Etapa Divinópolis 15.11.12
  26. Volta das Torres - Carmo do Cajuru 25.11.12
  27. 5ª Corrida e Caminhada De Bem com a Vida-TJMG 02.12.12
  28. XIV Volta Internacional da Pampulha: O Último Voo do Capitão... 09.12.12

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Nosssaaaa vc fez 28 corridas em 2012??? Parabéns!!! Eu este ano havia prometido que eu correria menos, ainda assim fiz 15 corridas.Prometo para 2013 reduzir de verdade, espero que eu consiga.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dart. Foram 28 corridas, mas boa parte delas teve inscrição com um valor abaixo de 20 reais, embora não tenham deixado a desejar em nada, como: ALMG, TJMG, Nova Lima, Volta das Torres, ABC, Bradesco, corridas do 1º e 23º BPM,as do CDC, J. Cesar, Pentecostes, Itatiaiuçu, Lua Cheia (treino com estrutura de evento). Então foi possível participar de muitas.

      Vc participou de menos corridas, porém, correu várias em outros estados. Isso sai mais caro, né. Mas é bom que Vc passeia.

      Em 2012 devo participar de muitas novamente, pelo menos essas que acabei de citar.

      Excluir
  2. Ola Daniel...
    Concordo com vc em várias, mas esse ano acho que não corri nem 15 provas. Realmente estou selecionando muito as provas, mas tb estava treinando pouco e talz....
    Uma que eu gosto muito de participar é a da Fundação Torino, foi uma das boas que fui tb.
    E incluiria aí tb a de Nova Lima que aocnteceu em Fevereiro, e que achei simples, barata e difícil.
    No mais, vamos continuar os treinos para que em 2013 possamos continuar indo bem nas provas....

    Avante Sempre!!!
    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
  3. Batman, Vc já tinha falado da Fundação Torino, mas não deu para participar. Acho que foi na época que tive a embolia pulmonar.

    A de Nova Lima estava na lista inicialmente, e só cabiam 12. Já estava contado com ela e a do TJMG. Mas a Volta das Torres foi tão boa, que tirou a vaga de Nova Lima.

    Anoa que vem serei mais seletivo ainda, mas as que citei aqui estão garantidas.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Daniel. Dei uma diminuida no 2º semestre e mesmo assim participei de 25 provas. Vem pra Volta ao Cristo em 2013? Já começa o ano bem. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb Alan. Se Vc ver as datas das minhas corridas, depois de julho as participações diminuíram devido à embolia que quase me matou, rs. Muitos me recomendaram a esperar mais para voltar a correr. Alguns até apostaram que eu não voltaria, mas fiz questão de lutar contra, e mais uma vez contrariar todas as probabilidades.

      Corri os 19 km da pampulha sem estar preparado, então me lesionei na pirambeira final, mas se me recuperar a tempo, estarei com Vcs na V. do Cristo. Até lá!

      Excluir