sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A Corrida do Carteiro em BH Chegou ao Fim ?!...


Por Daniel X.

A Corrida do carteiro é uma prova que acontece desde 1995 em várias cidades e já se tornou uma das provas mais tradicionais do país. Nessa época eu ainda nem sonhava em participar de corridas, pois comecei a correr em 2009 e na época ainda não conhecia o evento. 


Já em 2010 (quando ainda era fascinado pelas provas chiques de marca), fiz a minha primeira participação na corrida dos carteiros.


Embora a prova conte com um valor de inscrição simbólico (400 g de leite em pó), não deixou a desejar em nada com relação às "grandes" corridas que eu participava na época.



Sem fins lucrativos, o evento atrai até atletas internacionais, devido à premiação, e objetiva integrar e incentivar a prática do esporte entre os funcionários do Correio, familiares, comunidade e atletas.

BH 2010: 10 km. Em outras cidades a prova conta também com o percurso de 5 km.

A corrida com certeza é uma das melhores de BH, devido ao valor, percurso desafiador e premiação, que inclui várias categorias, entre elas, PNE.



  
Em 2012 a prova foi uma das corridas Top que participei.

Outros atrativos da prova em BH são: três dias para retirada de kit, ser fora da pampulha, horário de largada (a tarde), premiação em dinheiro, e doação de leite à instituições sociais. Isso explica o porquê das inscrições se esgotarem tão rápido.


A princípio, a edição de 2012 não incluía a categoria deficientes auditivos. Fato que foi resolvido depois de uma reunião entre o atleta PNE - Auditivo, Maurício Sá, e o Sr Newton e Sr Sérgio, da ECT  (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). Foi um grande e louvável ponto positivo da organização, pois, são poucos os eventos que contam com essa categoria.
Maurício Sá, sendo premiado na categoria deficiente auditivo, em 2012

Tradicionalmente, em BH a prova é realizada em meados do segundo semestre: 15/09/2007; 26/07/2008; 08/08/2009; e 31/09/2010.

Como já estamos no terceiro trimestre e nenhuma informação a respeito da edição que ocorre em BH foi divulgada, resolvi encaminhar uma mensagem ao Sr Newton Luiz Amâncio, Subgerente de Integração Social e Benefícios – SUISB/GEREC/DR/MG, e a organização foi muito solícita ao me responder no mesmo dia, informando que:


"A Corrida do Carteiro irá acontecer no dia do Carteiro 25/01/2014, em homenagem aos mesmos.Maiores informações será publicado na época que começarem as inscrições, meados de dezembro de 2013"



Porém, em outras cidades a prova aconteceu em 2013, como Porto Alegre, Salvador, e outras.

Também em 2011, o evento não aconteceu em BH. Na ocasião, o fato foi atribuído a crise dos correios, embora no mesmo ano a prova tenha ocorrido em outras cidades.


Aparentemente a edição de 2011 estava prevista para acontecer em BH, pois, a medalha que foi entregue aos atletas na edição de 2012 era do ano anterior, diferente do que aconteceu nas outras cidades onde ocorreram a prova.



Ou seja, pode-se dizer que, desde 2011 a Corrida do Carteiro em BH passou a ser um evento bienal.


Será que o mesmo fato que ocorreu em 2011 aconteceu em 2013, pois coincidentemente, essa semana os funcionários do Correio fizeram uma paralisação parcial pelo país. Será que ano que vem os corredores de BH vão receber novamente a "medalha atrasada"? Será que o Correio não teria condições de realizar a prova em BH mesmo em meio à paralisação? Será que não teriam mais apoio popular em suas reivindicações, ao promover esporte à população?


Como já havia citado na matéria O Mundo das Corridas Está Crescendo, Mas os Bons Eventos Estão Acabando..., em BH e região já estamos ficando sem opção de (bons) eventos. Embora já tenham se tornado tradição na cidade, provas como as Corridas da ALMG, TJMG e Carteiro, são uma verdadeira incógnita, pois, como são corridas que geralmente abrem suas inscrições mais em cima da hora, nunca podemos contar com as mesmas em nosso calendário, como foi o caso do C. do Carteiro, que não aconteceu na cidade em 2011."


Espero que, pelo menos com as duas primeiras, ainda possamos contar em 2013...

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Vai saber...... Eu lembro que no começo no ano eu fiz a mesma pergunta para eles, quer saber a resposta?!

    "Data: Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013, 9:23

    Felippe,
    Bom dia!
    Está prevista para o dia 24.03.2013. Contamos com sua presença.
    Atte."


    E aí??? Nada....rsrsrsrrs


    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir
  2. Em São Paulo (Osasco), costuma acontecer em janeiro. Em 2013 não teve. Cogitaram que aconteceria em agosto e também não se confirmou. A única cuja medalha para em pé... E, não por isso, faz bastante falta no calendário.

    ResponderExcluir
  3. O que nos resta é aguardar para ver se realmente em janeiro 2014 irá acontecer. Nunca participei dessa, espero correr na próxima. Agradeço ao Maurício Sá pela luta, pois também sou PNE auditivo.

    Abraço Daniel X.

    PauloBH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a todos pela luta e ao Correio por ter voltado atrás na premiação. Outros eventos dos quais Maurício reivindicou a presença da categoria e que ajudei a divulgar, não voltaram atrás...

      Excluir
  4. Olá.
    O Circuito Corrida do Carteiro mudou a partir de 2013.
    A premiação nas Faixas etárias deixou de existir, agora são premiado somente os primeiros na geral, os empregados dos correios e os atletas PNEs.

    A partir de 2013 o circuito é regionalizado, isto é, com bem menos provas.

    No sul tivemos Porto Alegre este ano, Curitiba será em 2014 e Florianópolis será 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Eu ia até comentar sobe isso. Que acho que o circuito está reduzindo suas provas somente aos grandes centros. O que acho estranho é não realizarem em BH.

      Mas como já disse em outro texto, o povo quer é pagar caro p correr...

      Excluir
  5. Acabei de ver que a etapa de Fortaleza-CE será no dia 06 de outubro de 2013.
    http://www.correios.com.br/institucional/licitacoes/resumo_editais.cfm?origem=PGE00038/2013&dr=7

    ResponderExcluir