domingo, 22 de setembro de 2013

Corrida da Paz e Liberdade - AFAS 22.09.13


Por Daniel X.

A Corrida da Paz e Liberdade é uma homenagem da AFAS pelos 238 anos da PMMG. A AFAS, Com sede em Belo Horizonte/MG, é uma Organização Não-Governamental, com fins filantrópicos, de caráter beneficente, educativo, cultural, esportivo, assistencial e social, com duração indeterminada.
Porém, não sei se parte da verba arrecadada no evento foi voltada a fins filantrópicos. Pelo menos no site do evento, facebook da prova, e no site da AFAS não encontrei nenhuma referência.

Deixei para fazer minha inscrição na última semana, pois na minha última participação em uma prova, saí com uma nova dor, agora na região do tendão de aquiles esquerdo. Bastou a fascite no pé direito aliviar que já ganhei uma nova lesão...

A retirada do kit foi no Clube dos Oficiais, bairro Prado. O local é de fácil acesso tanto de carro, metrô ou ônibus. A camisa era de material tecnológico, numa cor azul muito bonita, com o busto de Tiradentes. Além da camisa faziam parte do kit: 01 biscoito de chocolate, chip eletrônico, e propagandas, que desprezei no mesmo local.
Gastei apenas alguns minutos na retirada. Por se tratar de um evento que contou com apenas um dia para retirada, deduzi que haviam poucos inscritos. Meu kit não veio com tudo que foi anunciado no site do evento, mas tudo bem...

Acordei mais cedo do que de costume e cheguei na praça da Pampulha por volta das sete horas, para não fazer tudo às pressas como em várias provas que já participei no mesmo lugar. Porém, ao chegar no local fiquei sabendo que a largada que estava prevista para às 8:00h, conforme folder no site do evento, fora alterado para às 8:30h, supostamente sem nenhum aviso, pois não recebi nenhuma notificação por e-mail e até a hora que cheguei em casa a informação que constava no site da organização era a de largada às 8 h. Na verdade foram divulgados dois horários: oito horas no folder de divulgação NO SITE DO EVENTO, e oito e trinta no regulamento. Duas informações divergentes.
Bem antes da largada (um vez que o horário foi alterado), solicitei a um staff um copo de água, e o mesmo me disse que só podia liberar depois que a prova começasse, embora para ALGUMAS PESSOAS tenha sido disponibilizado da mesma água. Me lembrei de um episódio onde eu estava a fotografar um evento, e o mesmo fato ocorreu com outros corredores, sendo até citado AQUI no blog por um dos participantes. Coincidentemente se trata de um evento da mesma organização. Talvez seja o estilo da empresa mesmo.
Cada organização tem suas particularidades e temos que respeitar isso...

O guarda-volumes foi bem espaçoso, com staffs muito prestativos, tanto os da organização quanto os cedidos pela PMMG. A prova contou com várias ambulâncias e muitos banheiros químicos.

A banda da PMMG tocou o hino nacional antes do aquecimento, que antecedeu a largada.
  
A presença de PMs como staffs foi muito importante, pois, foi a primeira vez que vi um ciclista sendo chamado atenção por estar transitando na pista interditada para a corrida e em meio aos corredores. Organizadores deveriam solicitar mais essa parceria, pois muita gente realmente não respeita staffs das próprias organizações. A presença de autoridades como PM, GM, e BM, dá aos clientes maior segurança.

Embora ciclistas sejam constantemente vítimas no trânsito, nas corridas de rua sempre vejo esse tipo de problema, causado pelos próprios ciclistas aos corredores. Já perdi a conta de vezes que, ao escrever um texto sobre alguma prova que participei, tive que citar a falta de educação e desrespeito de algum ciclista com participantes de corrida de rua.
Lembrando que nesse final de semana ciclistas realizaram uma pedalada/manifesto, com o objetivo de entregar ao prefeito de BH uma carta de solicitações que pede a construção de uma ciclovia na avenida Antônio Carlos, como parte das intervenções em função da Copa de 2014. Já na orla da pampulha, um dos poucos lugares que contam com uma ciclovia em BH, ALGUNS ciclistas preferem fazer suas manobras em meio aos corredores...

Devido ao calor, e ao horário de largada, tive que correr com camisa de manga longa. O odor fétido da Lagoa da Pampulha incomoda cada vez mais, e é um dos motivos para que eu evite provas no local.

Hoje não corri de sapatilha minimalista, pois estava fazendo um teste no pé direito, que não me incomodou. Em contrapartida, a dor que se iniciou no pé esquerdo na Corrida João César ficou mais intensa durante o percurso. Este foi único motivo que me levou a participar da prova: fazer um teste.

Após a linha de chegada foi oferecido água, banana, maçã, e a medalha de finisher, que tem um design muito bonito.
Como já citei em outras provas, a falta disponibilização de lixeiras pelas organizações acaba gerando acumulo de lixo no local, e com isso o risco de queda devido às cascas de banana.
A premiação se inciou rapidamente, mas foi um pouco demorada devido ao sorteio de vários brindes, que foram de MP3 até bicicleta. Um dos pontos altos da prova.
Um fato que me causou estranheza foi a premiação para faixa etária APENAS para o percurso de 10km.
Achei a prova muito vazia, provavelmente devido à outra corrida que aconteceu na cidade hoje, e também ao seu cancelamento em junho, devido à Copa das Confederações.

Nota: 6,0

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Ótimo texto e conteúdo, esses tipo de análise crítica das corridas é muito bom para todos conhecerem os organizadores , os eventos... Além de que quem gosta do assunto lê com muito prazer tudo que se fala a respeito de corrida. Parabéns e melhoras para sua lesão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog...Gostaria de deixar registrado aqui, que participei desta corrida e no momento da premiação da faixa etária de 50/54 foi chamado um coronel da PM como vencedor. Ele não apareceu no pódio e o troféu foi entregue para um representante dele..Como havia feito uma boa corrida fui até as proximidades do palco e pedi para uma das organizadoras verificar as colocações desta faixa. Ela pegou a listagem e disse que o vencedor foi o tal coronel. Quando olhei a listagem, pude perceber que o meu nome constava em 2º lugar com o tempo de 00:42:42 e o do coronel em 1º com o tempo de 00:42:46. Rapidamente disse à organizadora que era eu quem tinha chegado em primeiro lugar e não o coronel. Ela ficou um pouco assustada, pediu para eu aguardar um pouco e que ela iria verificar. Quando voltou, disse que realmente havia um erro e queria me entregar um troféu que estava sobre a mesa. Eu disse para ela que o erro deveria ser retificado pelo locutor e que meu nome fosse dito para eu receber o troféu no pódio. O erro foi retificado e eu tive o meu troféu entregue no pódio. Até o momento estou na dúvida se este erro foi proposital ou não... O que vocês acham???

    ResponderExcluir
  3. Não tinha dinheiro para essa corrida e achei um valor alto...e não estava com uma expectativa boa para ela...depois da corrida da PM ano passado que entregaram uma medalha horrível eu fiquei com receio...

    Pela nota a corrida foi bem mais ou menos..

    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir
  4. Quando for pela DESMILITARIZAÇÃO e reforma dessa polícia, eu participo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se com a Polícia tá ruim.... Imagina sem ela... Quem vai tomar conta da cidades será os bandidos!!!

      Excluir
  5. Melhor, quando for pela EXTINÇÃO desse modelo de polícia eu apoiarei!!

    ResponderExcluir
  6. Está muito ruim sim, com a PM. Desde o Brasil império! Desmilitarização, anônimo, quer dizer termos uma polícia cidadã. Como nos países de fato democráticos! Desmilitarização, quer dizer termos uma polícia que de fato seja de acordo com a democracia e direitos civis e humanos, que sirva a sociedade! Ao contrário da PM, fascista, violenta contra o cidadão, corrupta, arrogante, despreparada, truculenta, assassina, prepotente! Entendeu agora? DESMILITARIZAÇÃO, já! Só "república de bananas", país em atraso com sua democracia tem esse modelo fascista de polícia! Chega!

    ResponderExcluir