Fiquei sabendo da existência deste evento em 2010, quando estava indo ao cinema assistir ao filme "Tropa de Elite 2". O que aconteceu é que, fiquei tão comovido com a prova, que fiquei para prestigiá-la e deixei o filme de lado. Fiz um relato a respeito em uma comunidade de corredores no Orkut e, posteriormente AQUI no blog. Em 2011 não foi possível comparecer devido à minha escala de trabalho.
Confira como a 19ª edição, que aconteceu hoje:
Hoje aconteceu a 19ª edição da Corrida PCD - Pessoas Com Deficiência (a sigla PPD - Pessoa Portadora de Deficiência foi substituída).
A prova aconteceu no tradicional local das edições anteriores: Av. Afonso Pena, em frente ao prédio da prefeitura, e teve início às 15 horas.
Ao todo foram aproximadamente 1.200 participantes, que foram divididos em quatro categorias: 50, 100, 150, e 200 metros, masculino e feminino.
Ao cruzar a linha de chegada os atletas recebiam medalha de finisher e um kit de participação. No local também havia posto de hidratação, banheiros adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, e posto médico.
O Programa Superar é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e conta também com as seguintes modalidades esportivas: natação, futsal, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, patinação, judô, tênis de mesa, bocha paraolímpica, rugby em cadeira de rodas, goal ball, musculação, hidroginástica, dança e esgrima em cadeira de rodas (parceria com o Barroca Tênis Clube), e tem como sede o Centro de Referência Esportiva para a Pessoa Portadora de Deficiência (CRE-PPD – Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.283 – Carlos Prates).
Parabéns à Prefeitura de Belo Horizonte e seus parceiros, pela realização do evento, que promove a inclusão dos PNE no esportes. Ainda mais que das INÚMERAS corridas de rua realizadas na cidade, poucas contam com a categoria. Eventos que estão se tornando meramente comerciais e que, EXCLUEM os portadores de necessidades especiais, pois não fazem a mínima questão de dar oportunidade ao atleta deficiente, de participar. Já vi organizadores alegarem falta de estrutura, mas às vezes chego a ter a impressão que certos eventos não querem a presença de pessoas com deficiência. Muito pelo contrário, parecem os querer bem longe. Sim, é essa a impressão que tenho, afinal, será tão difícil assim fazer uma corrida que conte com a categoria PNE?
Se for alegar falta de recursos, também não entendo, já que, com inscrições cada vez mais caras, e mais patrocinadores, se certos organizadores não incluem os PNE, é porque não querem. As mais caras são justamente as que menos tem apoiado a categoria PNE.
Corridas como a João César, de Contagem, mesmo com um percurso complicado, tem estrutura para a categoria. E isto cobrando apenas 1 kg de alimento.
Uma das principais reivindicações da petição pública para Regulamentação das Corrias de Rua em Belo Horizonte, é a inclusão da categoria PNE nas corridas de rua que ocorrem na cidade.
Infelizmente a petição não emplacou tanto assim na internet, mas estamos colhendo assinaturas físicas, para serem encaminhadas à Câmara dos Municipal de Belo Horizonte.
Visite também:
Deficiente Online: Site de empregos para PCD (Pessoas com Deficiência). Facebook AQUI.
Deficiente Ciente: Sobre direitos, acessibilidade e educação das pessoas com deficiência. Face: AQUI
Declaração dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência
Instituto Brasileiro das Pessoas com Deficiência
Deficiente Saudável
AMAS Facebook
Conheça o site, AMIGOS DA AUDIÇÃO.
Conte sua HISTÓRIA .
Receba o Livreto - "Ouvir Melhor é Viver Melhor", gratuitamente.
Achilles Internacional Brasil: Organização mundial, representada em sessenta países. Sua missão é permitir que pessoas com todos os tipos de deficiência possam participar do atletismo, promover a realização pessoal, melhorar a auto-estima e diminuir barreiras, encorajar pessoas com doenças a sentirem o prazer de correr e de participarem em eventos com o público em geral.
Comente com o Facebook: