quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Por Corridas mais Baratas em 2013...


Por Daniel X.

Aviso: "Se você é do tipo de pessoa que se ofende fácil ou não sabe argumentar, melhor visitar OUTRO SITE"...

Valor de inscrição de corridas de rua é um tema polêmico, que divide opiniões e que, aparentemente nunca vai chegar a lugar algum. Mesmo assim, vou  mais uma vez tocar no assunto.

Balanço 2012

Minha participação nas corridas de rua em 2012 se encerrou no dia 9 de dezembro, então, já posso fazer meu balanço: de todas as corridas com valor superior a 50 reais que participei no ano, poucas valeram a pena. 
É  claro que, como já disse outras vezes, o que importa pra mim, é o custo benefício. Já tive péssimas experiências com corridas “baratas” também. 
Mas em 2012, as corridas com valor acima de 50 reais, foram as que tiveram um custo benefício mais negativo.

 Inflação

Com certeza, o valor das corridas não está acompanhando a inflação do país. André Savazoni, cita na revista Contra o Relógio, três exemplos de eventos que  onde o primeiro, que é a corrida mais popular do país, 'em 2011 começou a inscrição com o valor de R$ 90. Subiu para R$ 95, R$ 100 e até R$ 110 no final. Porém, o dado para comparação é o R$ 90. Já em 2012: R$ 120. Uma “inflação” de quase 34%'. As quatro etapas da Golden Four Asics, de R$ 90 para R$ 100, ou seja, mais de 11%. Já a Maratona de Boston custava 200 dólares para estrangeiros em 2012. Custa os mesmos 200 dólares em 2013 (não estou comparando os valores, mas sim os reajustes).’

O pior é que, muitas vezes temos nos deparado com eventos que não contam com uma estrutura tão profissional assim, embora cobrem um valor muito "profissional". Muito pelo contrário. Temos visto corridas que cobram acima de 50 reais, mas com um amadorismo digno de iniciante. Diga-se quem passou sede na Da Rua Para as Pistas, ou tomou água morna na Volta da Pampulha 2012...
Mas a culpa é de quem?

Seria dos organizadores, que “exploram os corredores” com seus “preços abusivos? Claro que não! Se estou vendendo um produto, tenho é que lucrar mesmo. Alguém vai querer realizar um evento pra sair no prejuízo? Sem essa de corredor ficar se fazendo de vítima, dizendo em rede social que foi “explorado”. Isso acontece pela lei mais básica de mercado: Lei da Oferta e Procura.
Sendo assim, os culpados são aqueles que alimentam esse tipo de sistema. Então não se faça de vítima, usando termos como "abusivo" e "explorado".
Segundo uma matéria no ativo.com, "o investimento das empresas e instituições neste esporte tem crescido consideravelmente. Em 2006, 70 empresas patrocinaram eventos de corrida de rua, enquanto que em 2007, o número de empresas investidoras nesta atividade passou para 110, um aumento de 57%.
Esse número vem crescendo a cada ano e, hoje chega a movimentar uma media de 3 bilhões de reais, tanto em produtos, isotônicos, materiais esportivos e com os eventos.
Enfim, não existem dúvidas, o mercado das corridas vem crescendo nos últimos anos e tende a crescer ainda mais nos próximos anos, sendo um bom investimento e um retorno certo para quem aposta nesta idéia."
As Elite...

Embora as corridas de rua estejam se popularizando cada dia mais, o acesso a elas não. Pelo contrário, estão cada vez mais elitizadas. 
A impressão que tenho é que, uma boa parte dos corredores que vejo nessas grandes (ou caras) corridas, quer é isso mesmo. Ser "elite".
Li em outra matéria que, enquanto no Brasil, existem cerca de 880 mil competidores, os Estados Unidos registram aproximadamente 12 milhões de participantes nas suas 17 mil corridas de rua.
Em um país, onde o valor atual do salário mínimo é R$ 622, o cidadão assalariado que quiser participar de um evento que custa R$ 120 (1/5 do salário mínimo), com certeza vai estar tirando comida na mesa para participar de corrida.
Com preços mais acessíveis, com certeza mais pessoas teriam acesso ao esporte, aumentando tanto o número de participantes, quanto a quantidade de eventos.
Mas acho que, para organizadores, quem realmente dá lucro "é as elite".Não é mesmo?

E agora, quem poderá nos defender?

Corrida de rua não é negócio? Você não pagou por aquele produto (ou prestação de serviços)? Então. É um comércio que está sujeito às mesmas leis de consumo que qualquer outro. Exija sua nota fiscal, cobre seus direitos, denuncie . Procure órgãos como  PROCON, Juizado de Pequenas Causas, etc.Vamos colocar em prática as leis do Código de Defesa do Consumidor, pois é isso que nós somos: Consumidores.
Às vezes (muitas vezes), vejo empresas de telefonia liderando o ranking de reclamações no site Reclame Aqui. Se a quantidade de gente que vejo reclamando de corrida, formalizasse suas queixas no site, com certeza, alguns organizadores de corrida também subiriam ao pódio das reclamações.
Ouvir a quem?

Algumas pessoas que trabalham no ramo esportivo, ou que fazem postagens sobre corridas na internet, ou outros veículos de comunicação, acabam se tornando, inevitavelmente, referências para outros corredores amadores. Principalmente iniciantes. Com o passar do tempo, acabam recebendo propostas de organizadores para divulgar seus eventos, em troca de benefícios como, cortesias, assessórios, etc. Infelizmente, muitos acabam também vendendo sua opinião .
Às vezes leio postagens em outros blogs, sobre eventos que também participei, onde o autor diz mil maravilhas do evento, mas omite as falhas, que às vezes se sobressaem aos pontos positivos do evento.
Não se deixe persuadir por uma pessoa que diz que determinado evento é maravilhoso, só porque ele escreve em um blog, ou até mesmo em uma revista esportiva. Tire suas próprias conclusões.
Quantidade/qualidade

Comparado aos anos anteriores, me tornei muito mais seletivo no que diz respeito  às corridas. Minha meta para 2013 é me tornar mais seletivo ainda, pois é melhor participar de um evento de qualidade do que vários com organização de nível amador. Lembrando que preço não é sinônimo de qualidade. Deixe essas provas meia boca de lado!
Pagar mais de de 50 reais por um evento com com distância inferior a 21 km,  deve ficar fora da minha agenda.

Dica do diaaaaaaaaaaaaaaaa...

A dica que tenho é a seguinte: boicote os maus organizadores. Não tem essa de "espero que na próxima vez seja melhor". Algumas empresas já estão no ramo das corridas há décadas, e realizam dezenas de eventos por ano. Se não estão fazendo um trabalho de qualidade, ou é por falta de vontade (e estar pouco se lixando para o cliente), ou é por incompetência mesmo.
No caso de quem está entrando no negócio agora, também não tem essa de segunda chance. Não sou laboratório de organizador de corrida de rua. Que já entre no negócio sabendo o que está fazendo.
Como já disse minha amiga/corredora, Verusa, "vocês estão lidando é com vidas. Deve-se ter uma estrutura preparada para tudo,não basta entregar simples camisas e medalhas,é necessário dar suporte ao atleta."

Por corridas mais baratas em 2013, mas por corredores mais conscientes também...

Curiosidade:

O título desta matéria foi “inspirado” por  uma postagem do amigo, Fabio Namiuti, no Facebook, com uma imagem de uma corrida de baratas, realizada na exposição Planeta Inseto. 

Imagens:Google

Comente com o Facebook:

29 comentários:

  1. Cara super tema, as vezes a equação é tão complicada que achamos que devemos sempre dar a segunda, terceira, quarta chance ...kkk
    Teimosia mesmo ! Mas o fato é que se a prova for bem organizada e tiver a estrutura que esperamos e cumprir tudo que promete ... ficamos felizes em pagar por ela, mas do contrário botamos a boca no mundo e com as devidas ressalvas, visto o problema do Colluci ... rs

    Parabéns pelo blog esta sensacional !!

    http://porqueeucorro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse o Namiuti, logo abaixo, muitas vezes nos comportamos como "mulé de malandro", mas chega uma hora que cansamos de apanhar. Chega uma hora que temos que sair da "Matrix".

      Qto às ressalvas, sim, temos que ter. Agora, tenho notado uma coisa muito interessante, no Brasil, de forma geral, as empresas cobram com vigor qdo se sentem prejudicadas pelo consumidor. Mas não vejo acontecer o contrário. O que vejo é consumidores sendo prejudicados todo santo dia, e voltarem p casa de cabeça baixa, e depois "xingarem muito no twitter"...

      Que tal acionarmos tb a Justiça para reivindicar nossos direitos? Que tal 25 mil clientes cobrarem sua nota fiscal, conforme previsto em lei...

      Excluir
  2. Reflexão das mais válidas, Daniel. Fico satisfeito em ver o meu trocadilho infame inspirar um texto de tal qualidade e relevância. Concordo com os seus argumentos, não vejo nada de ofensivo neles. E acho mesmo que tem muito corredor "mulé de malandro" por aí. Muito embora exista muita subjetividade naquilo que se avalia como bom ou ruim. Eu mesmo desgostei da prova "top of mind" do Brasil desde 2007, mas compreendo quem continua a fazê-la, ano após ano, apesar de todas as "piorias". Acho que você foi feliz ao mencionar aumentos percentuais, que são muito mais absurdos que o preço em si. E mais ainda ao mencionar o custo x benefício. Existem corridas baratas e boas, caras e ruins, caras e boas, baratas e ruins e de todas as tonalidades possíveis entre esses extremos. Quanto às cortesias, falo por mim novamente, ganho muitas, inclusive de organizadores de corridas, mas não sou e nunca fui chapa-branca. Se alguém condicionar o agrado a um puxa-saquismo gratuito, eu devolvo na mesma hora. Tenho liberdade e autonomia para dar a opinião que bem entender. E, acredite, a maior parte dos organizadores que conheço prefere ouvir críticas sinceras a elogios vazios.

    Somos vítimas se quisermos, ninguém nos obriga a correr. E eu te parabenizo por trazer à tona essa discussão. Que em 2013 sejamos todos um pouco mais seletivos e racionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Namiuiti! Seu trocadilho rendeu um ótimo título, e um ótimo banner, rsss. Talvez se torne até o mascote do blog, rs. Como pode ver, estou ficando como o Quentin Tarantino (só não aceito comparações com o Latino...), aproveitando boas ideias. Este texto é mais uma coletânea de pensamentos que virou matéria aqui no blog. Já havia feito o texto, mas ainda não tinha título.

      Qto às "chapas brancas", sei q Vc não faz parte, senão não acompanharia suas publicações (e aí não haveria a barata), mas sabemos que existe muitas por aí...

      Excluir
    2. Acho que um organizador experiente sabe ouvir seu cliente. Porém, às vezes o que vejo mesmo é corredor "defendendo" organizador, passando aquela impressão de puxa saco, que faz isso a troco de uma inscrição de míseros 50 reais...

      Excluir
  3. Grande Daniel, blz?

    Sua reflexão é perfeita. Aqui em casa, sempre que penso em uma corrida, preciso multiplicar por dois já que minha esposa também corre, então com esses preços abusivos fica difícil participar de diversas provas. Além disso, vejo muitos corredores que usam o seguinte argumento: acha caro? Não vai e não reclama. Isso é um absurdo...não ir tudo bem, mas não reclamar já é demais. Esse ano já boicotei diversas provas e em 2013 o boicote pelo jeito será maior. Fiz uma única prova da Yescom esse ano, a Meia de SP, pela qual paguei 55,00. As inscrições para o ano que vem estão custando 80,00. Não vou, mas isso não me impede de reclamar. Acho que 50,00 em uma inscrição tá pra lá de bem pago. Sempre terá aquele que vai dizer: mas o kit...blá, blá, blá. Quantas corridas a Latin Sports faz por ano com essa estorinha de kit diferenciado. A tendência é aparecer cada vez mais corridas, oq é bom, já que a concorrência aumenta, só que tá ficando difícil por aqui achar corrida com preço justo. Tem corrida de 5K a 50,00, 60,00. Vou organizar meu calendário para o ano que vem pensando muito nisso. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alan. Acho que boicotes em massa conscientizaria muita gente, pois, mais importante que ficar falando, é ter atitude. Ficar se lamentando em rede social não afetará em nada o mercado. Na verdade, acho que essas redes sociais se tornaram uma arma contra o consumidor, porque ele entra, escreve, escreve, lamenta, e no final fica do mesmo jeito (se bobear ainda é processado).

      Aquela Meia de SP foi a corrida onde nos conhecemos pessoalmente, e tb conheci vários outros ícones das corridas, como Namiuti, Colucci, Corretor, Fernanda Runner. Foi uma corrida que marcou. Mas não vale a pena, ainda mais no meu caso que ainda envolve transporte e estadia.

      Nosso calendário de 2013 tem que ser muito bem elaborado, pois já fomos bem vacinados nesses kms que já percorremos.

      Excluir
  4. Seleção...
    Esta palavra parece indicar o que há de melhor...
    Em 2013 vou escalar minha seleção de melhores corridas, e estarei presente nestas.
    Que não for "convocado" para a minha seleção, vai ter que dar um duro danado em 2013 para tentar novamente em 2014.
    É isso, se o produto é ruim, não compro mais, se é bom fico cliente, Lei da Excelência.
    Se é cara ou barata, não importa, eu quero é corrida boa.
    Devido a estes e outros, quase não vão me ver nas corridas de 5km em 2013, o custo não compensa e falo o custo total, inscrição, buscar kit, transporte e estacionamento no dia da prova, risco de tomar uma multa, etc...
    Vou sair de casa para "competir", quando compensar. No mais prefiro treinar, porque a rua é de graçá e eu sou livre para correr onde quero.

    Um grande abraço a todos e nos vemos em 2013 nas boas corridas ou treinando por aí nas ruas de BH ou Contagem.

    Eduardo de Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Fui fazer uma lista das corridas Top para a matéria final do ano, e até o começo de novembro ainda não haviam corridas "Top" o suficiente para preencher essa lista. Em partes porque estou mais seletivo.

      Com certeza as que valeram a pena vão ter a minha presença. Como Vc disse, independente de preço. As outras não terão segunda, terceira, quarta chance...

      Excluir
  5. Ola Daniel.... Como sempre, bem escrito!
    Qdo comecei a participar com frequencia de corridas de rua, estava empolgado e talz.... E participei de um monte, caras, baratas, bem organizadas, pessimas entre outros adjetivos...
    No meio de 2011 e principalmente em 2012 já fiquei mais seletivo.... Em 2012 mesmo, só participei de corridas baratas, com exceção de umas 3 ou 4 (no máximo), e essas baratinhas com organização, em muitas vezes, superior a corridas caras.
    Já estou boicotando alguns organizadores de corrida faz um tempinho já.
    E qto a questão de alguns corredores se venderem a organizadores, isso eu acho gravíssimo, pq ganhar cortesia e depois babar ovo da corrida, isso pra mim é se vender, alias, nem precisa babar ovo, basta receber a cortesia em troca de alguns fovores..... (que a gente sabe o que seriam)....
    E qto as corridas de "modinha" ou da "elite", vou discordar de alguns aqui.... Mas acho que quem participa de algumas dessas corridas (que sabemos qual é), não são realmente corredores. Não que eu seja um cara dedicado a corrida e talz... Mas essa "elite", pelas caras, são daqueles(as) cheios de "não me toquem".... E o pior de tudo é que nem devem pagar por essas provas, já que suas academias lhes agraciam com cortesias.... E aí, eu que vou pagar por essas corridas, pra financiar esses "não me toquem"?! To fora faz muito tempo!!!!!
    Bom... No mais, que em 2013 tenham mais corridas boas e baratinhas para o Batman poder participar da festa das corridas de rua tb....
    Avante Sempre Povo!!! Avante Sempre Batman!!!
    Feliz 2013 a todos!
    O Batman ficará de férias das corridas até Fevereiro....

    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Camarada! Vc já era seletivo desde qdo eu estava pagando 80 reais para correr com os perfumados, em corridas lotadas e desorganizadas. Ainda tinha um fascínio por camisas, medalhas, marcas, sem ter noção do que realmente era respeito ao atleta/cliente.

      Qto a questão de cortesias a troco de "favores", já tem muito atleta por aí com o bico torcido p mim, por ter levantado essa questão aqui no blog. Mas continuarei manifestando a minha opinião do mesmo jeito.

      Qdo for fazer sua estréia em 2013, avise, porq agora, além do Superman (que a pedido dos fãs não deve se aposentar), tb vai ter a Batman Corporation: Robin Girl, Bat Girl, e Coringa...

      Excluir
  6. Não posso comentar sobre a evolução do preço já que a minha primeiríssima foi em junho desse ano. Mas eu concordo que o preço é bastante elevado. Lá em casa somos três, e todos nos somos corredores de rua. Aí qualquer corrida já é um gasto adicional. Esse ano, pegamos qualquer corrida na região para ter um pouco de experiência. Não foram muitas corridas, mas posso afirmar que gastamos bem mais do que R$1500 em menos de 6 meses apenas para essa nossa diversão.
    Para 2013, já escolhemos as corridas em quais vamos participar. Claro que aquelas corridas com o melhor custo-benefício têm preferência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George Poth, mesmo tendo iniciado nas provas neste ano, Vc já deve ter experimentado uma variação muito de grande de preços entre uma prova e outra. Uma notícia ruim que aconteceu aí na sua região, foi o fim do Circuito CDC/Divinopólis, que contava com uma prova por mẽs, ao custo de 20 reais. Todas com premiação por faixa etária, troféu, medalha, e que não deixava em nada a desejar, se comparado com corridas de 120 pilas.

      Excluir
  7. Muito boa a matéria.
    Parabéns e seguirei a dica.
    Abraço e boas festas de final de ano.

    ResponderExcluir
  8. Assim como muitos outros corredores, quando comecei a correr e participar de provas, me inscrevia em muitas, às vezes até 2 ou 3 por mês. Mas o valor colaborava, costumava ficar entre 50 e 70 reais, que eu achava justo por uma camiseta, medalha e hidratação durante a prova.
    Depois, fui rareando as incrições por causa do valor elevado. Terminei por deixar as provas de 10k de lado, focando nas 10 milhas e meia maratona, por considerar o custo-benefício abaixo do aceitável. Eu me recuso a pagar entre 100 e 120 reais para correr uma distância q é o meu treino de todo dia. Lógico que há exceções. Sempre faço inscrição na Circuito do Sol por ser uma das poucas em que a camiseta do kit é uma regata - e eu, salvo em situações extremas, não uso camiseta com manga para treinar. Mas certamente, além das provas do Sesc e da Profeitura, será a única 10km q eu correirei em 2013.
    Se todos começassem a ser mais seletivos talvez essa inflação fosse freada, já que, acredito eu, se cobram esse valor é pq sabem que tem quem pague. Infelizmente.
    Bom, é isso. Ótima matéria. Parabéns.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cristine Tellier, no caso da corrida mais famosa do Brasil, organizadores sabem que se elevar a inscrição para 200 reais, o povo vai. Particularmente, não vejo justificativa alguma para esse valor.

      Corridas do Sesc acontecem aqui em BH tb, e são muito elogiadas.

      Vamos ver, quem sabe as coisas melhoram. Pelo menos para nós deve melhorar...

      Excluir
  9. Muito bom! Por isso mesmo comecei a organizar um calendário para 2013 em que pretendo incluir apenas as provas que acho que serão aferidas e bem organizadas (baseado na experiência de anos anteriores):
    http://professoradolfo.blogspot.com.br/p/calendario-2013.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Já tinha lido seu calendário, e estou usando o mesmo critério: baseado na experiência.

      Excluir
  10. Daniel, como sempre bem lúcido nas palavras. Acredito que não vale a pena criticar se vc não faz nada para mudar, uma das formas é tentando chamar a atenção de outros corredores sobre o assunto, não subestimando ninguém, mas sabemos que muitos não param para refletir sobre o que estão consumindo. Muitos consomem uma marca e não sabem se ela é boa pq está na mídia ou está na mídia pq é boa. Eu seleciono as corridas de acordo com minha experiência nelas, se gostei da organização, do que foi oferecido, etc, independente do preço, mas dependente do que cabe em meu bolso, assim como tudo que consumo.

    Corrida para mim tb é mercadoria pq pago um preço e como tal está sujeita as leis de mercado e por isso que regula é a relação preçoxdemenda, qto maior a procura maior o preço do produto.


    Parabéns pelo texto!

    Feliz Natal e um ano novo bastante próspero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Ivone. Já vi gente detonando organizador em rede social, porém comparece (inscrita) a todos os eventos do mesmo. Não apoia nossos manifestos, não gosta da minha opinião, e por aí vai. recentemente disse que, quando tento chamar a atenção de outros corredores sobre o assunto, na verdade estou querendo é aparecer.

      Agora, uma coisa eu digo: falar mal de um evento/organizador, mas participar de todas as provas deste mesmo organizador, usufruindo de cortesias, para mim é coisa de gente hipócrita. Uma pessoa assim, não está do lado nem de organizador, nem de corredor, fica em cima do muro, para não queimar o filme nem com um, nem com outro.

      Feliz Natal p Vc tb!

      Excluir
  11. Daniel! Sou corredor de primeiro ano! Após umas lesões de ombro, tive que dar um tempo no tênis e daí passei a disputar algum,as provas em Santa Catarina. Logo tive a percepção de que muitas provas, com um custo elevado, eram, na verdade, provas de moda, de elite, ou algo assim. Disputei várias de associações de corredores ou por elas organizadas. Vi que o custo mais baixo não sinônimo de baixa qualidade. Pelo contrário, várias delas foram muito mais organizadas que algumas que aconteceram por aqui com a "grife" de empresas do setor. Você deixou de tocar eum ponto muito importante. Veja que muitas destas empresas em que a inscrição é alta, também levam o patrocínio de um banco estatal que arca com quase todo o custo do evento. Não sou contra, também, o lucro. Apenas acho que é sim possível organizar provas com valores menores. Exemplo disso temos aqui em Santa Catarina, com troféus para as faixas etárias, medalhas, camisetas, frutas, água, isotônicos e até mesmo energéticos, tudo isto graças ao patrocínios conseguidos.
    Em 2013 darei especial atenção às provas de meia e sempre disputarei aquelas beneficientes, que temos por aqui, onde até mesmo não são cobrados valores de inscrição. Veja como é possível melhorar as coisas e, ainda, ajudar o próximo...
    São pessoas, como você, que externan suas opiniões que precisamos para mudar o que anda por aí, em tudo....aliás!!!
    Um abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcio Tadeu da Silva, sua colocação sobre o patrocínio de bancos nas corridas, foi muito interessante, e pode render mais uma postagem.
      Mas aqui o que quis nem foi chamar atenção qto a isso. Só nos números sobre empresas patrocinadoras de corrida de rua (que aumentou 57% em 2006/2007) já mostro que não é por falta de recursos que o quadro das corridas de rua se encontra como está atualmente.

      O texto foi mais uma crítica aos corredores que se colocam como vítima de organizadores. Reitero o que o Fabio disse, somos vítimas se quisermos, ninguém nos obriga a correr.

      Excluir
  12. Materia muito boa... Parabens.... Obs: Gostei do link da Ana Maria BRaga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! O link da apresentadora botox, tb foi ideia de outro blogueiro.

      Excluir
  13. É amigo Daniel tá fogo correr hj em dia, a nossa corrida virou comércio o jeito é nós pereirarmos a corrida que nós vamos correr, eu por exemplo a maioria das corridas que tem aqui no Rio eu não pago corro de graça...Mas o problema disso tudo é que os corredores não são unidos se fosse eu duvido que tinha corrida no valor absurdo e os organizadores nos tratariam muito bem.
    Bom lhe desejo um bom natal e boas festas que em 2013 vc volte com a corda total.
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, falta união. Senão nem mesmo poderemos nos considerar uma classe.

      Excluir
  14. Oi Daniel, realmente há um certo abuso nos valores das inscrições, especialmente se pensarmos que quem corre, gosta, ou gostaria, de participar com mais frequência de competições, ficando pesado pagar inscrições girando em torno de R$80,00. Tenho adotado a mesma sugestão de outros colegas que postaram, pago caro somente se a prova realmente tiver um diferencial, e prestigio aquelas que mesmo cobrando menores valores, mas que não deixam em nada a desejar quanto à organização. Acho que devemos protestar e não participar de provas com valores abusivos.
    Que em 2003 tenhamos boas corridas e oportunidade de continuarmos a superar nossos limites. Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Oi Janaina. Como eu já disse, não uso mais os termos "abusivo" e "explorado" no que se refere a valor de inscrições, pois não sou obrigado a comprar. Mas tb só pago se valer a pena. Quem me decepcionar não me vê mais nas suas provas. Se todos agirem assim, o mercado muda.

    ResponderExcluir