terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Nas Corridas de Rua, Nem Tanto...


Por Daniel X.

Hoje é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência  e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.
Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU  em 1982.

Tenho uma tia que é portadora de necessidades especiais e, ela fez companhia e ajudou minha mãe quando nasci. Hoje ela tem uma filha de 18 anos, e posso dizer que essa tia é uma das pessoas mais conscientes que tenho na família.
Infelizmente, já foi muito segregada pelos próprios familiares, sendo necessário que eu fizesse uma denúncia contra as pessoas que a humilhavam.

Caso presencie, ou tome conhecimento de violência/discriminação/maus tratos contra pessoas com deficiência, denuncie. Não seja omisso!
Discriminação com Deficientes 
Denúncias de violência contra deficientes disparam em SP

Como já demonstrei em inúmeras postagens aqui no blog (AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, e AQUI), dou todo apoio a inserção dos PNE no esporte. Inclusive,  já cedi espaço várias vezes para que meu amigo, Maurício Sá, deficiente auditivo, viesse a reivindicar seus direitos como atleta PNE, gerando boa repercussão e resultados.

Uma das formas mais importantes de de incetivo ao esporte às pessoas portadores de alguma deficiência, é que os organizadores de corrida de rua insiram a categoria PNE em seus eventos.
Infelizmente, em BH e região, são poucos os eventos que contam com a categoria PNE. Ou quando contam, não abrangem os vários tipos de deficiência, ou generalizam todos numa mesma categoria, como foi o caso da última Corrida João César, em Contagem, onde amputados de membro inferior competiram com atletas que não eram amputados.

Corrida João César 2013...

Um dos vídeos mais incentivadores já feitos às pessoas portadores de necessidades especiais: Conheça os Superhumanos!
“Esqueça tudo que você achava que conhecia sobre resistência;
Esqueça tudo que você achava que sabia sobre humanos;
É hora de batalhar. Conheça os superhumanos”

O termo superhumanos, foi usado pelo Channel Four, canal britânico, para convocar seus telespectadores para assistirem as Paralimpíadas de 2012.

No próximo sábado, a equipe de corredores Liga da Justiça, vai participar da Festa da APAE, e conhecer pessoalmente os Superhumanos!

 Como denunciar violência/discriminação/maus tratos contra pessoas com deficiência

Deve ser acionada a Polícia Militar que poderá autuar em flagrante o autor ou fazer um boletim de ocorrência. Outra opção é comparecer à delegacia da polícia civil para fazer uma representação, solicitando a devida apuração dos fatos.
Em Belo Horizonte, há uma delegacia especializada no atendimento de pessoas com deficiência e idosos, situada na avenida Augusto de Lima, 1845, Barro Preto - Tel: 31 – 3330 1880; 3330 1746; 3330 1747.

No âmbito estadual, o Disque Direitos Humanos é um serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos. É um serviço de fácil acesso, gratuito e sigiloso. As denúncias são encaminhadas aos órgãos responsáveis para a apuração dos fatos e promoção de ações que visem restaurar os direitos violados e aos conselhos de direitos para o acompanhamento dos casos denunciados.

Disque Direitos Humanos: 0800 311119.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 19 h.

Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência e do Idoso (Ministério Público de Minas Gerais)
Av. Olegário Maciel, 1.772
Das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira
(0/xx/31) 3335-8311/8375

Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência.
Rua Paracatu, 812 – Barro Preto.
Tel.: (31) 3236-30 09.

Telefone para denúncias anônimas
0800-305000

Fontes/imagens:Google

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário