sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Carta Aberta - Corrida dos Correios 2012 - Discrimina atletas PNE/Surdos - Por Maurício Sá


 Por Maurício Sá - Atleta Portador de Necessidades Especiais.

Prezado Sr Capitão Tardim, Diretor de Corrida da FMA,

Sou atleta e inscrito na FMA, portador de deficiencia auditiva e estou indignado por causa do regulamento da corrida dos correios 2012 
e do regulamento do CMCR Campeonato Mineiro de Corrida 

Observei, que no regulamento 
Corrida dos Correios 2012, toda as categorias PNEs ( Deficientes físicos e Visuais) serão premiadas, exceto os PNE - Surdos.
Isto é uma  discriminação dentro da própria categoria. 

Mais uma vez Sr Tardim, ano passado, solicite lhe uma atenção especial para  a nossa categoria PNE Surdos, que não tivemos  a devida atenção.
Fui remanejado para a categoria idade ( Conquistei o 3o lugar na categoria idade  com orgulho)  , aceitei a situação,  apesar da FMA violar o regulamento da corrida em andamento em 2011.

Deixarei claro, que dessa vez, não aceitarei a situação e recorrei a todas instancias Jurídicas Desportivas possíveis, pois, trata-se  de DISCRIMINAÇÃO AOS PORTADORES DE NECESSIDASDES ESPECIAIS NO DESPORTO e não está em consonância à nossa nobre Constituição Federal e Carta Magna :

Lei 3298

"Capitulo 1
Art. 2o  Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico."



Peço encarecidamente que revejam o regulamento (http://www.corridadocarteiro.com.br/regulamentoe inclua a nossa categoria no citado regulamento e do CMCR, o mais breve possível.


Estarei ao dispor para colaboração e muito obrigado pela atenção ,

Mauricio Sá
Def auditivo
Atleta e Ciclista



João e Maurício Sá: atletas portadores de deficiência auditiva na Volta da Pampulha.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Daniel muito boa essa publicação os organizadores precisam ter mais respeito para com todos os corredores, realmente é triste ver essas coisas acontecendo no esporte ainda mais que as corridas está tirando as pessoas do sedentarismo, parabéns ao Mauricio por ter enviado a carta ao Comandante da Marinha. Aqui no Rio tem um corredor que também luta pelos direitos dos PNEs, ele se chama Carlinhos e está no meu FACE vou divulgar esse relato para ele no FACE para ele ficar sabendo sobre este fato.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Antes de escrever qualquer palavra, me solidarizando com a questão da inclusão dos atletas PNE no esporte, com dignidade, quero agradecer ao meu amigo Jorge Cerqueira, por ter me comunicado sobre esta questão, ocorrida em MG e parabenizar o Daniel pela post.
    Olá Maurício Sá, sou o Carlinhos Mengão Martins, seu companheiro de corridas na categoria PNE. Sou deficiente do membro superior e estivemos juntos, na última edição da Volta da Pampulha. Há cerca de 5 anos procuro ajudar os amigos PNE daqui do Rio e Niterói, fazendo os pedidos de inclusão de todos, por cortesia, nos eventos de corrida e natação e posteriormente faço as inscrições de todos, uma a uma. É um trabalho muito grande, que demanda tempo mas que faço com muito prazer. Enquanto uns organizadores nos incluem sem restrições e até com premiação (YESCOM, REI E RAINHA DO MAR, XTERRA, MARATONA CROSS COUNTRY DE BUZIOS E WOL EXTREME), outros limitam a participação a 5 atletas, deixando claro que o lucro para eles, vem acima da questão social. E ainda acham que estão sendo muito bonzinhos. E mesmo assim, nos regulamentos destes eventos sequer consta a categoria PNE. Acho que a nossa participação abrilhanta os eventos. O público quando nota a nossa presença se manifesta, fazendo a maior festa para nos incentivar. Tenho vontade de empreender uma luta, buscando apoio das autoridades jurídicas e políticas, para fazer valer o texto do Estatuto do Portador de Deficiência, que no capítulo VIII, diz o seguinte nos artigos:
    Art. 77. Cada órgão do Poder Público, em todas as esferas de governo, que
    trabalhe com cultura, desporto, turismo e lazer deverá criar uma coordenadoria ou gerência
    de integração das ações voltadas às pessoas com deficiência.
    Art. 78. Serão reservados e destinados aos programas voltados à cultura, ao
    desporto, ao turismo e ao lazer da pessoa com deficiência, o montante financeiro
    equivalente à, pelo menos, 5% (cinco por cento) dos recursos oriundos das loterias federal e
    estadual, destinados a programas sociais do Poder Público.
    Art. 79. Os programas de cultura, desporto, de turismo e de lazer no âmbito da
    União, Estados, Distrito Federal e Municípios deverão atender às pessoas com deficiência,
    com ações específicas de inclusão.
    § 1º O Poder Público instituirá programas de incentivo fiscal às pessoas físicas e
    jurídicas que apoiarem financeiramente os eventos e as práticas desportiva, cultural, de
    turismo e de lazer das pessoas com deficiência.
    § 2º As pessoas físicas e jurídicas que recebam recursos públicos ou incentivos
    para programas, projetos e ações nas áreas de cultura, desporto, turismo e lazer deverão
    garantir a inclusão de pessoas com deficiência.
    Art. 80. Nas ações culturais, desportivas, de turismo e de lazer que envolvam um
    numero de participantes superior a 50 (cinqüenta) fica assegurada a participação de um
    percentual mínimo de 5% (cinco por cento) de pessoas com deficiência.

    Mas para que um movimento tenha mais força teríamos de nos unir e atuar em várias frentes. Se achar minha ideia interessante e desejar unir forças, faça contato comigo. Pode ser pelo facebook, já que o meu perfil é o mesmo que me identifiquei no começo deste post. Lembrando que a união faz a força. Conte comigo

    ResponderExcluir
  3. Daniel só retificando o que eu citei na minha msg acima que o Mauricio mandou uma carta para o Comandante da Marinha, pois eu errei a carta ele mandou para o Capitão Tardim aqui não menciona da onde ele é...mas valeuuuu...

    Carlinhos obrigado pela sua colaboração é isso aeee se todos nós corredores se unissemos com certeza todas essa bagunças iriam acabar, pois infelizmente o nosso esporte favorito virou comércio...

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Amigos, obrigado pelos comentários. Não podemos apenas ficar assistindo os abusos cometidos nesse país e ficar só reclamando da vida!

    Vamos nos mobilizar para mudar esse quadro. Divulguem!

    ResponderExcluir
  5. Ta certo Maurício, Parabens pela iniciativa e luta!

    Luiz Fernando

    ResponderExcluir