domingo, 1 de abril de 2012

Golden Four Asics – BH 01.04.12 Caiu a qualidade? Melhorei minha performance...


Por Daniel X.


A Golden Four Asics foi com certeza um dos melhores circuitos de corrida do Brasil em 2011. Tanto que foi citada aqui no blog, entre as Corridas Top de 2011.

Quem quiser conferir como foram as etapas em BH e RJ em 2011, pode clicar aqui e aqui.

Hoje aconteceu a etapa BH, que abriu a temporada de 2012 do evento,  e posso dizer com segurança que este foi muito inferior à etapa de 2011. A começar pela entrega do kit, que continua sendo realizado em dia único, dificultando para quem trabalha no sábado.
Não havia nenhum tipo de placa ou faixa  para ajudar o atleta a identificar o local da retirada.
A camisa do kit também foi infinitamente inferior a do ano passado. O logotipo do banco patrocinador do evento se destaca mais que o próprio nome da corrida causa das cores. Se você usar aquela camisa, vai ficar parecendo mais um funcionário do banco do que um atleta.

Como tenho meu figurino próprio para correr, escolhi uma camisa de cor azul, fazendo uma alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é amanhã.

No ano anterior também foi oferecido um buffet de massas. Esse ano foi oferecido apenas um "lanche energético", contendo um sanduíche, uma maçã, iogurte, um saquinho de cereais, barrinha de cereais e  uma caixinha de suco.

Também diferente do ano anterior, o evento não está fazendo parte do Campeonato Mineiro de Corridas de Rua, provavelmente por não ter preeenchido algum requesito da Federação Mineira de Atletismo.

Ao chegar no local da prova já me deparei com um grande ponto negativo: haviam menos de 10 banheiros químicos para atender a mais de 1.500 atletas. Assim como eu, muitas pessoas tiveram que passar pela situação constrangedora de usar um lote em obras do outro lado da avenida.
     

Os staffs foram muito bem preparados, não deixando corredores entrarem em pelotões do qual não faziam parte.
As largadas de cada pelotão aconteceram pontualmente. Quilometragem bem marcada, inclusive com cronômetros em alguns pontos.
Postos de hidratação bem posicionados, mas todas as águas que peguei durante o percurso estavam em temperatura ambiente. Também haviam três postos de hidrotônico que foram muito bem distribuídos.

Outro grande ponto positivo foi a presença de banheiros químicos e postos médicos em três pontos do percurso.

Durante quase todo tempo o céu ficou parcialmente nublado.

Estou treinando desde de janeiro com o treinador e ex-técnico da seleção brasileira de atletismo, Adriano Maron, e pela primeira vez corri de olho no relógio, pois a proposta do Maron era que eu terminasse a prova com menos de 1h e 40 min. Porém, durante o percurso, senti que meu chip estava batendo na minha perna, e percebi que estava solto. Parei por alguns segundos e segui o resto do percurso com o chip na mão.
Durante a prova percebi que vários outros chips de atletas estavam espalhados pelo chão, sendo assim, muitos atletas não devem ter seus tempos computados.
Além de economizar com o buffet de massas e banheiros químicos, ainda disponibilizaram chips de cronometragem de péssima qualidade. Se foi para economizar, foi uma economia porca.
Consegui cumprir minha meta, mas quero ver se meu tempo será computado.
Correndo com o chip na mão!
Foto em alta definição pelo site MediaRun

"Escolinha do Prof. Maron"
Maron, Maria Vitória, Daniel X. e Ligia Camargos

Assim como eu, muitos corredores também acharam o lanche pós prova muito precário.
Como já anunciei anteriormente, em 2012 exigirei nota fiscal referente ao produto/prestação de serviços Corrida de Rua, e já encaminhei minha solicitação de nota fiscal à empresa organizadora do evento. Aguardo retorno, que será postado aqui no blog.

Me encontrei com muitos amigos, como Tatiana Barcelos, Maria Vitória, Ligia Camargos, Maurício Sá, Dart Clea, Leônidas Ribeiro, entre outros.

Lucas, Dart Clea (Vida Corrida!!!) e Daniel X.

Casa do Corredor

Leônidas - Friends Runners/Divinópolis

Marcelo Cardoso - RunnersBH

Alcino, atleta veterano que superou o câncer e que hoje esbanja saúde!!!!!

Eu e o Osam..., digo, eu e o atleta Cid.

Daniel X. e Giordano Adjunto - Twitter's Run

Cynthia Barreto - RM Assessoria Esportiva

Negão, da equipe Corredores "Pipoca"


Maurício Sá - 1º Lugar na categoria PNE

Após a corrida, conversei com vários corredores que também participaram da prova em 2011, inclusive em outros estados, e todos concordaram que o evento regrediu em qualidade.
Na minha opinião, as únicas coisas acrescentadas foram: aumento no valor de inscrição e, a Golden Four Expo também no dia da prova, que é uma loja da própria empresa que vende produtos com desconto.

Com relação a produtos com desconto, ontem recebi uma mensagem de uma amiga que me disse que perdi as promoções da Golden Four Expo,  já que não pude comparecer na retirada de kit ontem. Mas que hoje eu teria oportunidade. Sinceramente, se um produto está com desconto de 90%, mas não estou precisando, não compro. E hoje foi assim. Só entrei na tenda da Golden Four Expo porque lá que aconteceu a premiação.

A premiação do evento é exemplar, pois, além de premiação em dinheiro, também tem a premiação por faixa etária e categoria PNE (Portadores de Necessidades Especiais).Além de medalha diferenciada para os primeiros 100 atletas que cruzarem a linha de chegada.
 
Ligia Camargos e Maria Vitória- MediaRun

Maurício Sá: 1º Lugar PNE

Adriana Luz - HF Treinamento

Heleno Fortes - 3º Lugar Geral Amador

Tenho ouvido também relatos de atletas que não tem recebido suas premiações, ou tem recebido com muito atraso. Sugiro a esse atletas que procurem o Juizado de Pequenas causas, pois, se a premiação está prevista em regulamento, ela deve ser cumprida, inclusive cobrar os juros.

A impressão que tive ao sair do evento foi que, em 2011 a organização realizou um ótimo evento, e  agora com um público já garantido, acabou relaxando, deixando a  qualidade da corrida muito inferior que aconteceu na cidade no ano passado.
Sou novo nas corridas mas, quem já corre a mais tempo conta que eventos que hoje são alvo de críticas e reclamações por parte os corredores, também começaram assim. Depois de firmar seu nome no mercado, relaxaram, deixando o cliente em segundo plano.

Espero que as falhas no evento de hoje tenham sido apenas casos fortuitos, mas de qualquer forma em 2013 não vou pagar para ver.
Em 2011 considerei a Golden Four Asics uma das corridas top do ano. Hoje já não recomendo mais.

Nota: 7.5
Atualização: Resultado Aqui!
Clique na câmera para acessar a galeria de fotos!

Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Nossa que rapidez no gatilho! Sendo bem direto e sucinto.
    Gostei!
    Parabéns pela matéria que, infelizmente, mostrou algumas descaídas do organizador.
    Parabéns também pelo seu esforço pessoal. Percebi que ele tem permitido que você chegue, ou até supere, os limites por você pré estabelecidos. É isso aí!
    Obs.: você fica diferente demais sem barba kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma corrida em que o maior atrativo foi mesmo rever alguns amigos, e é claro, a superação pessoal, que não tem preço. Mas c o valor q paguei para correr este evento havia corrido umas 10 em 2012, e todas c qualidade superior, incluindo a corrida de Divinópolis, q Vc tb participou.

      Acho q de barba fico muito mais bonito!

      Excluir
  2. Ola Daniel, parabens pelo review, bem escrito!
    Uma pena que após assegurar a clientela o evento perca qualidade!
    100 pratas acho muito caro pra uma corrida, tudo bem que é uma Meia, precisa-se mais estrutura e talz....Mas....mesmo assim acho caro! Grande fator para que o Batman não tenha ido!
    Mas semana que vem vou a Lagoa Santa, mais em conta.
    Faloe e ate a proxima!

    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Luiz, eqto passava por esses desconfortos me lembrei de Vc, pois lhe disse que era caro mais valia a pena. Mas depois da economia de hj, mudei de opinião. Está fora do meu calendário agora.

      Excluir
    2. É como diz meu pai: "Não pode elogiar que a maionese desanda" kkk

      Excluir
  3. Acabei de receber meu resultado. Seria muito triste não ter meu tempo computado depois de correr mais de 10 km com chip enrolado entre os dedos. Ainda mais depois de ter desembolsado 100 reais...

    ResponderExcluir
  4. Daniel postagem muito boa e pertinente. Mas ainda assim com os errinhos que a organização pecou eu daria nota 8.5. Digo com relação as corridas que já fiz. A Golden supera todas elas. Mas claro também sofri com a fila do banheiro. Esqueceu de falar do gatorade geladinho durante a prova - estava geladinho e ajudou muito. Se me passei por esta fala, é por que tá tarde e os olhos já estão mais para lá que para cá.

    Gostei do evento, mas com relação ao ano passado ficou abaixo do esperado. Ano passado foi muito bom...este ano foi mais ou menos.

    Odiei o chip. Tem até um flagra da media run em que estou olhando para o pé e levo um susto.

    O melhor mesmo foi ter baixado o tempo. PERFEITO neste sentido.

    PARABÉNS PELA PROVA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dart, no meu ponto de vista a nota é essa por causa do valor cobrado e por ter regredido na qualidade, além das falhas. É como eu disse p Giordano Adjunto, q tb participou em 2011 e 2012: se em 2011 foi perfeito, para quê regredir? Economia? Qdo um evento cobra um valor simbólico, a gente até entende certas coisas, mas foi o evento mais caro q já participei. Mostra indícios de estar seguindo a "grande" fórmula da Adidas, que é cair qualidade e subir o preço.
      Dê uma olhada nas postagens anteriores e verá que participei de eventos baratíssimos que não deixaram em nada a desejar.
      Não corro mais essa corrida.

      Qto ao gatorade, eu citei os postos de hidrotônico entre os pontos positivos.

      Excluir
  5. oi chefinho;parabens por mais uma prova;eu e minha esposa estamos muito orgulhosos de vc;;;;agora deve sem lugar para tantos premiações.........
    mais uma vez sempre bem acompanhado nas fotos;somente de atletas de linha de frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Chefinho! Fiz grandes amizades nas corridas. Algumas tão especiais qto Vc!
      É bom ter amigos q nos compreendem, mesmo qdo nossa opinião não é tão comum.

      Excluir
  6. Bom saber Daniel!
    Essas coisas não são legais de acontecer. Tomara que as próximas etapas sejam melhores!
    Abraço e Parabéns pelo tempo.
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Colucci. Uma coisa a organização já fez, que foi responder a respeito dos chips, e se disponibilizou a corrigir meu tempo. No meu caso não precisou porq corri c ele na mão. Mas gostei da iniciativa, muitos organizadores não dão retorno.

      Excluir
  7. E aí Daniel, bom seu relato, bom alertarmos os outros atletas que não foram na corrida. A priori vou a meia de Brasilia (Golden) , mas agora já começo a ficar na dúvida. A meia de Florianópolis tbm n foi boa, como corri os 10km lá, n seinti mto, mas quem participou da principal reclamou mto. Abraços

    corridaderuams.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rodrigo!

      A idéia é essa: mostrar pontos positivos e negativos de maneira imparcial, para q possamos compartilhar as experiências vividas nas provas.
      Muitas vezes matérias postadas em outros blog tb já me ajudaram n hora de escolher uma prova.

      Li sua matéria no blog, estou seguindo, e vou adicioná-lo no meu gadget: "Referências em Corridas de Rua".

      Excluir
  8. Caro amigo Daniel, parabéns pelo excelente comentário, tenho certeza que você conseguiu expressar todos os corredores que participaram da prova, parabéns novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Personal Paulo. Com certeza muitos corredores compartilharam dos prós e contras q identifiquei na prova.

      Excluir
  9. A Golden four ano passado foi impecável. Surpreendeu pela organização, pelo cuidado com o atleta, pela ousadia em oferecer coisas que outras corridas nem pensam em fazer. Nesse ano a Asics deu uma ofuscada nesse brilho. Concordo com os aspectos levantados pelo Daniel. Uma pena. Essa era "a corrida". Espero que não se transforme numa qualquer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia, Vc resumiu todo meu texto em 4 linhas. "A Corrida" de 2012 agora vai ter q ser outra.
      Em 2013 Vcs me contam se foi bom. Se for eu volto em 2014, senão...

      Excluir
  10. Olá Daniel, parabéns pela corrida e pelo comentário, pois é muito importante para que os organizadores vejam e avaliem, vendo assim que além de atletas somos consumidores, e pagando bem caro, diga-se de passagem.

    Abraço,

    PauloBH
    www.corridasdopaulobh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, Paulo! Como acompanho seu blog, sei q Vc é um corredor q tem consciência q tb é cliente, acima de tudo.
    Mas qdo absurdos continuam a acontecer em determinados eventos, só posso culpar a uma classe: a dos próprios corredores. No mínimo por não exigir seus direitos.
    Até agora n recebi retorno qto à nota fiscal referente ao evento, mesmo depois de ter enviado inúmeros e-mails. Então me vejo forçado a seguir p o próximo passo...

    ResponderExcluir