Por : Maurício Sá – Atleta e deficiente auditivo (Medalha Superação PNE)
O Circuito das Aguas , Etapa Elemento Ar, aconteceu no dia 18/12/2011, sob a chuva natalina, no qual que se fez jus o merecido nome - “Circuito das Aguas”. A largada foi na Orla do Maracujá, em Lagoa Santa MG, às 8:00 horas e foi tranquila, apesar do momento chuvoso.
A retirada do kit foi igualmente tranquila, um dos pontos de retirada, localizado na região da Savassi, em BH, na sexta e no sábado. Também foi disponibilizada no próprio local e dia da largada, para os atletas que deixaram para ultima hora a retirada do kit.
Temática Ecológica
Na primeira etapa –
Elemento Terra, a organização distribuiu mudas de árvores
apoos o evento. Na
segunda etapa – Elemento Fogo, em agosto, a organização fez uma
campanha de prevenção às queimadas na região do percurso,
cultivando a vida e o bem estar de todos.
Já na terceira
etapa – Elemento Ar, a campanha foi voltada para prevenção à
poluição e emissão de gases poluentes.
Os pontos negativos do evento foram, por culpa dos próprios atletas , que deixaram de chegar mais cedo para efetuar o guarda-volume, alias, isto comprometeu a esses corredores na largada, pois, ainda havia fila para a entrega, enquanto foi dado a largada.
Durante o percurso , houve uma pequena trégua da chuva, acabou tornando a corrida agradável, porém, como havia muitas poças dáguas nos percursos, obrigando muitos corredores redobrarem a atenção e se desviarem para as calçadas na orla. No Circuito das Aguas , são duas possibilidade de percursos, uma ou duas voltas, sendo 6,4 e 12,8 km respectivamente.
O maior problema nas corridas do Circuito das Águas, são as lombadas em baixo relevo, localizadas próximas ao alojamento da aeronáutica, que, se ao pisar em falso, com certeza, é a chamada da ambulância de plantão do evento, com sério problema no tornozelo, joelho ou mesmo na coluna cervical. A solução seria nivelar, afixando tapumes e placas avisos de alerta. Simples, não?
A infraestrutura foi boa, distribuição de águas adequada, marcação de percurso, cabines sanitárias suficiente e condizente com o tamanho do evento. As medalhas e camisas ficaram bonitas, sem dúvida.
Sem dispersar dos comentários, da simpatia e presteza do pessoal do Staff, principalmente na pessoa de Maiana, da M9 Produções, que estava sempre à disposição e sorridente.
Aliás, estou sempre cobrando dela, o acréscimo da categoria PNEs no regulamento para o Circuito das Aguas em 2012, para que isto incentive os Portadores de Necessidades – PNEs a participarem do circuito. Sem um regulamento incentivador e correspondente, muitos PNEs deixam de participar.
Ser Socialmente Responsável, é um ótimo marketing. Que tal o Selo Socialmente Responsável no esporte para as organizadoras que mereçam e façam jus ?
Ronan, atleta amputado que também é um dos grandes representantes dos PNE's na corridas de MG!
O ponto alto foi a premiação por faixa de idade dividida de 5 em 5 anos, que fez festa para muitos atletas que nunca haviam subido ao pódium.
Aliás, belisquei da categoria Superação PNE. Na verdade foi a minha 2ª medalha que conquistei este ano Pelo Circuito das Aguas, a primeira foi da Etapa Fogo e para a minha felicidade, quebrei meu record pessoal
Superação PNE!!
Premiação feminina ( 1 VOLTA):
1 ROGÉRIA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA - SPEEDY FOX .
2 FERNANDA BRAGA - HELENO FORTES
3 MARIA VITÓRIA ABREU - MEDIARUN
LÍGIA CAMARGOS - MEDIARUN: 1º Lugar por faixa etária e 5º lugar Geral!
Premiação do Circuitinho das Águas
O Circuitinho das Águas, que é voltado para o público infantil, que tem como meta “trabalhar, desde cedo, o corpo e a mente das crianças, nossos futuros atletas.” O evento também conta com percursos divididos por faixa etária.
Saiba mais sobre o Circuitinho das Águas clicando na imagem abaixo:
No final foi oferecido Gatorate e um lanche para que os atletas se recuperarem do desgaste físico. Apesar da chuva que atrapalhou a logística do pessoal do Staff na hora da premiação e também dispensou, esvaziando um pouco a plateia.
Participei de todas as etapas , o Circuito das Águas, na minha opinão, é um dos melhores do calendário da FMA.
---------\\\\|/---------
ResponderExcluir--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Daniel todos vcs estão de parabéns por mais uma bela competição, mandou super bem subindo no pódio, medalhão lindo hein...Showww...Agora foi chuvinha natalina? Ou chuvão...rsss
Desejo boas festas que em 2012 Deus continue te abençoando rica e abundantemente com muita saúde para correr muitos Kms e continuando escrevendo aqui.
Um abraço,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
Nunca um nome foi tão apropriado para uma prova: Circuito das águas. Choveu sem timidez e dá-lhe poça de água. Última prova do ano em Bh foi tudo de bom. Mesmo perdendo o chip no trajeto, tênis desamarrando duas vezes, deu para garantir o 5º lugar. Busquei na raça! Valeu pela citação no Reviw. Grande abraço e obrigado pela parceria.
ResponderExcluirParabéns pela matéria e pelo pódio! Com certeza o próximo circuito terá a categoria PNE, pois, a M9 está mostrando que realmente está comprometida com os atletas.
ResponderExcluirMaurício, como eu já disse em outro tópico:
ResponderExcluirFui na primeira edição de 2011 e foi uma das melhores corridas do ano. Infelizmente n pude comparecer, mas, toda vez q for possível estarei presente neste evento. Assim como a Quanta Sports, estão dando show em muito organizador por aí.
Vamos lembrar e cobrar de todos organizadores, a inclusão da categoria PNE em todos os ventos!!
Parabéns!!