quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tenho Pena de Mim Mesmo?




Por: Eduardo de Carvalho - Edex Running (matéria postada originalmente no Clube das Corridas)

Não sei quanto à grande maioria, mas alguns corredores e corredoras me disseram que durante a corrida passam por uma verdadeira provação. Comigo também não é diferente.
Lá no meio da corrida, já um pouco cansado, e faltando ainda alguns k para terminar, vem aquela vontade de diminuir e até mesmo caminhar, “eu fico com pena de mim mesmo...” Acredite, eu já fiz isso e digo que a sensação no final da prova é terrível, fora quando você olha os resultados e está lá aquela corrida que você simplesmente cedeu ao pensamento e parou.
É uma verdadeira provação, sua mente te diz que é melhor parar, ir para o zona de conforto, mas você sabe que pode ir mais além, que consegue, mas acaba parando, e depois o remorso uma tristeza danada.

Adotei uma vez, uma tática de ocupar minha mente durante a corrida, não pensar propriamente na corrida, nos meus passos, na distância, no tempo, etc... Procurei literalmente ficar fora da corrida, correndo. Esta tática até deu certo, não houve o pensamento de que teria que parar, terminei as provas, mas percebi que meu ritmo diminui, e terminava a corrida abaixo do tempo esperado, não muito, mas abaixo.

Li um artigo uma vez, que uma boa tática é marcar uma pessoa que está a sua frente, e começar a persegui-lo... E depois outro e outro. Deu certo, depois de adotar esta tática meu tempo melhorou e bati a casa dos 43 minutos nos 10k e estou indo em busca dos 40 minutos.
Outra coisa foi aprender que melhor que “ficar com peninha de mim” durante a corrida e diminuir o ritmo é a sensação de dever cumprido no final da corrida e ver que mais uma meta foi superada, que os treinos não foram desperdiçados. Mas cuidado para não, literalmente “se matar” durante corrida, o “medo” é regulador, deve ser respeitado, mas conhecer seus limites é o melhor remédio para vencer a epopéia que é estar numa rua, em pleno domingo ás 08:00 da manhã, ás vezes no frio, ás vezes na chuva, outras com o sol rachando sua cabeça para correr durante 5, 10, 21, 42km, sei lá, não importa.

Aí vem o pensamento que você é só mais um, que você não receberá um troféu, que não é o melhor de todos... Mas saiba que você é sim, você é o melhor de você, e naquele momento você está rompendo barreiras, vencendo preconceitos, e está ali sim para vencer de novo, vencer o medo de não conseguir, a incerteza e se superar mais uma vez, e poderá decidir se será mais uma vez o melhor ou o pior de você. Por isso não pense que não conseguirá, porque sabemos que você é capaz de ir mais além do que jamais foi. Vencer a si mesmo, este é seu maior inimigo, e quem se dobra ao próprio medo, não consegue saborear o valor de uma vitória...

Você pode, você consegue.

Eduardo de Carvalho - Edex Running MG


Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário