segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

XIII Volta Internacional da Pampulha 04.12.11

 

Por: Eduardo de Carvalho - Edex Running 
Qual a diferença entre um Show de uma banda Nacional e o de uma banda Internacional?
Quando você vai em uma micareta, por exemplo,  você espera tudo de bom, shows bons, boa estrutura, bom som... mas quando o evento é internacional, como um SWU,  aí a expectativa aumenta e muito, e você espera algo fora do normal.
Em relação á Volta Internacional da Pampulha, creio que a comparação é pertinente.
Então vamos às comparações, a começar pelo valor da inscrição. Chegamos a pagar este ano incríveis R$90,00 para correr em eventos na Pampulha (em evento nacional!). Mas com relação à Volta da Pampulha, paguei R$70,00, o que acabei achando um bom preço, devido à comparação. Sem dizer que quem comprou a inscrição no começo do ano, pagou mais barato. A cada lote o valor aumentava um pouco.
O experiente Mister Bus, às vésperas da prova
Kits
Kit de corrida nacional: camisa, boné e brindes. A camisa de poliamida, mostrou que a organização viu que a camisa do 2010, apesar muito bonita era muito pesada e quente, mas sem cara de evento internacional. Quanto a entrega destes acostumamo-nos infelizmente, a retiradas de kits tumultuadas, apertadas, com pessoal despreparado, e muitas vezes até mal educado.
Daniel X. com a camisa do evento
 
Na Volta da Pampulha 2011, fiquei espantado com a estrutura montada no Carrefour Pampulha, um evento com mais de 13 mil inscritos, e no sábado, não demorei mais que 15 minutos para retirar meu kit, com estacionamento liberado e a promessa de foto gratuita via e-mail, que até o fim deste ainda não havia chegado. Fiquei muito satisfeito com a entrega do Kit, este sim tinha cara mesmo de evento internacional.
  Vários estandes numa verdadeira feira de esportes
Dia da Prova
A mudança do horário para 08:00 mostra que os organizadores perceberam que, uma largada sob o sol de Belo Horizonte, depois de 09:00 da manhã, chega a ser desumano. A largada ás 08:00 foi muito boa, mas pode-se começar a pensar em uma largada ás 07:00, visto que os últimos colocados terminaram a prova por volta das 11:00, com muito sol, e normalmente são eles quem mais precisam de uma qualidade melhor, visto que não conseguem largar ás 08:00, passam pelo pórtico em média 08:20/08:30, e a elite a esta altura já está no meio da prova. Pode-se começar a separar os participantes de acordo com seus resultados anteriores, como é chip de cronometragem. As largadas podem acontecer, a cada 5 minutos, sem tumulto, atropelamentos, etc...
Percurso e gráfico de altimetria:

Momento da largada:
 
Foto: Luisa Prochnik
 Banheiros
Outro ponto positivo foi a quantidade de banheiros disponíveis, tanto que não havia filas, como de costume acontece. Havia também banheiros espalhados durante o percurso, o que também não se vê nas corridas "famosas" de Belo Horizonte. Gostei muito desta iniciativa.
Hidratação
A hidratação é algo muito importante, mas na Volta da Pampulha, dadas às condições climáticas do período que acontece, esta parte tem que ser muito bem observada. Neste ponto, a organização falhou. O primeiro ponto de hidratação ficou muito longe, e a organização deve ter tido os seus motivos, mas o fato é que quando você sente sede, é porque já está desidratando. Deveriam ter colocado então água na largada, além disso os pontos de hidratação foram pequenos, em virtude do grande volume de pessoas que participaram, e o pior, na chegada faltou água gelada, um monte de caixa de água estocada e o povo com sede, além de ser também pequeno o local para hidratação nesta parte, dá pra melhorar muito.
Abençoada barraca da Copasa...
Ao final do evento, quem precisou beber água, foi salvo pela barraca da COPASA, que apesar de estar no final do evento, lá pelas 11:30 ainda tinha água gelada para todos.
 Medalha e kit recuperação
A medalha foi decepcionante. É igual a do ano passado? Mudou somente a cor?
Muito simples, afinal o evento é Internacional, e a medalha, que é o símbolo da conquista de cada um, não foi "A Medalha". Eventos menores tiveram medalhas mais elaboradas e ou mais bonitas. O Kit distribuído ao final da prova foi bom, com frutas, barra de cereal, etc, e como de praxe, Gatorade para todos, cara de evento nacional. 
TV
A Rede Globo, não deu a atenção devida ao evento, mau mostrou a largada e a chegada. Para se ter um exemplo, os 10K do Rio, teve cobertura muito maior da emissora. Uma pena porque muitos ficaram assistindo o Esporte Espetacular esperando para ver o principal evento de corrida de rua do nosso Estado e ficaram frustados. Os canais SBT e Record, deram mais ênfase aos eventos que patrocinaram.
Quenianos dominaram!


Conclusão
A XIII Volta Internacional da Pampulha, obteve instantes de internacionalidade, mas ainda vemos alguns amadorismos. Observa-se que houve melhoras de 2010 para 2011, e que a direção da prova está atenta. Como ela já não é mais o único evento tido como internacional na capital mineira, vamos acreditar que a melhora será constante, e que podemos nos orgulhar de sediar eventos deste porte, para que quando tivermos que ir correr em outro país, não nos sentirmos tão pobres e subdesenvolvidos, e que os que vem participar não saim decepcionados, a ponto de não querem voltar. A vista é linda, o povo acolhedor, mas é preciso muito mais em um evento internacional.

Que a XIV Volta da Pampulha seja realmente Internacional!!

Equipe médica: 
   

Paisagens 
  

Luiz Batman, Maria Vitória, Eduardo de Carvalho, Verusa Daniele e Daniel X.
Liga da Justiça no pódio!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Muito bom o relato. Só senti falta da notazinha que costumam dar...

    No entanto muito bom mesmo.... assim podemos ponderar o que foi bom e o que foi ruim.

    ResponderExcluir
  2. Rsss. Vamos passar a dar a notazinha. Só porque Vc pediu, hein, Dart. Minha nota foi 7.5, por aí.

    É como o Eduardo disse:Que a XIV Volta da Pampulha seja realmente Internacional!!

    O evento já é bom por si. Pela tradição, etc. Mas a organização passa longe de ser Internacional.

    Mesmo assim melhoraram. Tava pior.

    Agora, a falta de atenção da Globo c o evento realmente me magoou. Tinha gente assistindo p me ver lá n minha cidade...

    ResponderExcluir