sábado, 31 de dezembro de 2011

As Melhores corridas de 2011: TOP 11

As Melhores corridas de 2011: TOP 11

Por Daniel X.

2011 foi o ano que mais participei de corridas, mais de 20 ao todo. Como participei de uma grande quantidade de eventos, é de se esperar que presenciei de inúmeras situações diferentes. Desde de eventos de nível internacional (internacional não só no nome, mas em qualidade), até eventos onde organizadores me apresentaram bizarrices que jamais imaginava ver nas corridas de rua. Com quase três anos de corrida e mais de quarenta eventos,  já posso me considerar um atleta experiente no que diz respeito às corridas de rua.

Terminei 2010 com uma fratura no pé e assistindo a XII Volta Internacional da Pampulha pela TV.
Voltei a treinar aos poucos. Mesmo com meses após a fratura ainda sentia fortes dores no pé. Comecei a praticar aulas de Runnig Class na Academia Alta Energia, melhorando meu desempenho numa velocidade que me surpreendeu. Com todo este entusiasmo extrapolei nos treinos e acabei me lesionando, ficando metade do ano sem poder treinar, mas participando de eventos esporadicamente.

Também foi o ano que mais me socializazei. Conheci muitas pessoas nas corridas. Conheci pessoalmente vários amigos virtuais, como: Dart Araújo, Eduardo Carvalho, Carlão, Ligia Camargo, Flávio Guto, Nescau, Robson, Marcelo Cardoso, Valquíria, entre outros.

Infelizmente, não são muitas as corridas que valorizam e dão oportunidade aos Portadores de Necessidades Especiais, mas como participaei de muitos eventos, tive a oportunidade de conhecer alguns, onde essa categoria de atletas era reconhecida. Foi nesses eventos que conheci Maurício Sá e Ronan, atletas que deixaram todas as barreiras para trás, e se tornaram verdadeiros Campeões na Vida.

Tive contato tanbém com várias equipes: MediaRun, Alta Energia, Teo Esportes, Guana, Heleno Fortes, Pé de Pano,  Twitter's Run, CORP (Perdigão), COPRAN (Pará de Minas), Friends Runners (Divinópolis) e uma equipe muito especial que me chamou atenção, a ACORD.

Também tive a satisfação de inserir nas corridas, minha esposa, Roseli.

Depois de muitos convites para largar os botecos e começar a correr, minha amiga, Verusa, fez seu "recondicinamento de vida", aceitando meus convites , e se tornou meu maior orgulho em 2011!! Confiram sua história: Do Alcoolismo ao Pódio .

TOP 11:

 

Organização: TBH Esportes

Este evento se destacou pelo percurso e principalmente pela organização. O número limitado de inscrições com certeza favoreceu na organização do evento. Foi a minha 2ª Cross Country e uma grande aventura. O fato da organização não ter divulgado detalhes sobre a altimetria do percurso fez com que muitos fossem pegos de surpresa. Corri um tempinho ao lado de Maria Vitória, que mesmo se recuperando de lesão, chegou na minha frente. No quilômetro final fui atacado por um enxame de marimbondos. Resultado: várias picadas e as pernas inchadas. Mas valeu a pena pela grande aventura que foi. Um detalhe interessante é que , achei o percurso tão difícil, que foi a única corrida em que pensei em caminhar até hoje. Fui e voltei de caroninha com minha amiga Adriana Mayer..



Organização: ABA Bombinhas

Fui parar por acaso na cidade de Bombinhas. Apesar de já ter morado em SC a alguns anos atrás, nunca tinha ouvido falar da cidade, que é um verdadeiro paraíso natural. Como iria estar de férias em Balneário Camboriu, olhei o calendário de corridas do estado, e essa corrida caiu como uma luva. Percurso desafiador, com corredores de alto nível. Um sol muito desgastante. Meu rendimento estava bem abaixo da média, mas a partir da metade da corrida todas as dores e cansaço ficaram para trás. Passei a ultrapassar uma grande quantidade de corredores. Devido a grande quantidade de categorias, que por sua vez não foram preenchidas, a organização resolveu premiar além do 5° lugar. Ganhei o troféu de 8° lugar na minha categoria. Fui muito muito bem recebido por todos atletas que, ao saberem que sou mineiro, me deram muita atenção. Destaque para o Danilo Pinheiro e a Associaão Bombinense de Atletismo, que realizaram um grandioso evento, cobrando a taxa de inscrição de 25 reais.



Organização: M9 Produções

Ainda de férias resolvi participar de mais um evento fora de BH. Clima, percurso, organização, temática ecológica, tudo perfeito. Fiz uma grande performance, apesar de ter sentido muitas dores na região cervical e torácica, não me deixei vencer. Mais uma vez corri ao lado de Maria Vitória, que apesar de ainda estar se recuperando de lesão,  cruzou a linha de chegada junto comigo, uma verdadeira amostra de força de vontade. Nessa corrida conheci os amigos virtuais: Nescau e Diogo (do Orkut). Voltei de ônibus trocando muitas idéias com tri atleta,  Lucas Prates, da Alta Energia. Foi uma corrida muito divertida.



Organização:By Japão

De volta à origem. A 2ª Meia Maratona Linha Verde, foi minha primeira corrida. Estava participando pela 3ª vez. Agora com um novo percurso, que largava na Cidade Administrativa. Essa corrida continua sendo um grande desafio para mim. Além da distância, a altimetria é bem pesada, com aproximadamente 50% do percurso de aclives e declives. Um calor infernal, muita gente passando mal, ambulâncias passando a todo momento para atender os aletas. Inclusive, cheguei a conhecer um atleta da PMMG, que foi para no CTI do Hospital Militar-BH. Pelo nível de dificuldade e superação alcançada, essa corrida foi uma das melhores do ano.



Organização: Iguana Sports

Organização impecável. Este evento pode realmente ser classificado como Internacional. Mas para mim, o maior destaque nem foi a organização, e sim, os momentos de superação que passei durante o percurso. Apesar de estar com os dois joelhos lesionados, resolvi ir até o final do percurso. Aqui tive muito apoio de atletas que passavam por mim, entre eles o Sérgio, que é fotógrafo do MediaRun. Até então não sabia que ele também era atleta. Mas foi no quilômetro final, quando estava prestes a desistir, que um trio de corredores me deu o apoio decisivo. Um corredor chamado Iberê, me deu a mão e disse: "você vai cruzar a linha de chegada junto com a gente". Cruzamos a linha de chegada formando o que denominaram Bonde dos Cincão, rsss. Um dos maiores momentos que já vivi nas corridas. Também foi a primeira vez que vi um atleta amputado participar de uma Meia Maratona. Essa marcou!



Organização: Vetor Esportes

Apesar de que os últimos eventos da O2 que participei, deixaram a desejar, resolvi dar esse  presente surpresa para minha esposa, Roseli, que só ficou sabendo que estava inscrita na prova no dia da retirada do kit. Corri ao seu lado como personal-husband-pacer-trainer (!!!). Além de estar feliz com sua companhia, também estava muito satisfeito, porque ao final da prova ela fez a seguinte pergunta:"quando vai ter outra?", mostrando que tinha interesse de continuar correndo.  A organização foi nota 10. É claro que escutei muitas piadas por estar participando de uma corrida voltada para o público feminino, mas isso tornou o evento ainda mais divertido!!! A qualidade do evento ficou muito acima de outros eventos realizados pela mesma organização.
 


 

Organização: Quanta Sports

Foi um evento que resolvi participar em cima da hora. A amiga virtual, Cynthia Barreto, teve alguns contratempos que a impediram de participar do evento, transferindo sua inscrição para mim. Apesar da inscrição ser para o percurso de 10 km, resolvi fazer só 5, devido às dores no joelho. Cheguei em cima da hora. Organização nota 10. Muito conforto aos corredores. Muita música e luzes, Dj e até mímicos. Estavam presentes algumas pessoas que tornaram o evento ainda mais especial: minha esposa Roseli, Roberto BHZ, Diogo e Nescau. Nesse dia também conheci pessoalmente a amiga virtual, Isabela.



Organização: Iguana Sports

Este evento sempre se caracterizou pelo seu alto nível de organização, material de qualidade e quantidade de corredores (sem superlotação). Apesar de acordar desanimado devido à lesão no joelho que ainda não estava totalmente recuperada, acabei fazendo um bom tempo, que me colocou na vaga do Top 300 da etapa posterior. Mantive o mesmo rítmo durante toda prova, mesmo sentido dores fortes nos joelhos. Na minha opinião, o Circuito Athenas foi o melhor circuito de corridas de 2010 e 2011.



Organização: TBH Esportes

Camisa, número de inscritos, valor de inscrição acessível, show depois do evento, largada em diferentes horários para corrida e caminhada, percurso, clima, doação para entidades sociais, exibição do evento ao vivo na internet, bicicletário, avaliação física, e organização, fizeram deste evento, que conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, um dos melhores do ano.
Não é a-tôa que o eventou conquistou dois importantes prêmios: Prêmio Destaque de Marketing - Responsabilidade Empresarial, e Prêmio Top de Marketing 2010 pelo case "O Marketing da Qualidade de Vida como Ação Promocional da Bradesco Seguros".



Organização:ACORD

Corrida com toda simplicidade do povo do interior. Valor de inscrição: 20 reais. Largada: em frente ao Bar do Jurandir. Marcação de tempo no olho/cronômetro. Nada de tendas de academias, roupas de marca, tênis caríssimos, e sim, muito compromisso com o esporte. A ACORD realizou mais um ótimo evento com poucos recursos, provando mais uma vez que não são necessários gastar oceanos de dinheiro para se promover bons eventos. Apesar das dificuldades do percurso, fiz uma de minhas melhores performances. Correr com minha esposa, na presença de meus pais, no dia do meu aniversário, foi o melhor presente que eu poderia ganhar!!




Posso dizer com segurança que essa foi a corrida mais completa do ano. Nunca vi tantos benefícios ao corredor , como vi nessa corrida. Desde o valor de inscrição (15 reais), até a temática social do evento, tornaram essa corrida a melhor de 2011.
 

Vídeo retrospectiva 2011


Organização: Eduardo Carvalho

Não posso deixar de citar este evento que, embora não tenha sido uma corrida oficial, foi um dos momentos mais emocionantes nas corridas de 2011, pois, manifestamos nossa insatisfação quanto a forma em que o atleta/cliente, vem sendo tratado por parte de alguns organizadores. Chamamos não só atenção dos corredores que estavam participando do Circuito Adidas, mas também da própria organização do evento.
Manifestantes: Daniel X.,Robson Vilaça, Gualter Cajá, Conrado P.de Lazari , Ronildo dos Reis, Euller dos Santos, Gislaine Alves Dias, Valquiria Pereira e Diogo Teixeira
Confira quando vai ser a 2ª CORRIDA PIPOCA DE BELO HORIZONTE 
 Feliz 2012 e muitos Kms de corridas a todos!!!
TOP  11 + Bônus - Lista:
27-03-11 VOLTA DA LAGOA DOS INGLESES
03-04-11  7ª CORRIDA RÚSTICA DE BOMBINHAS-SC
10-04-11 CIRCUITO DAS ÁGUAS ELEMENTO TERRA-LAGOA SANTA
17-04-11 4ª MEIA MARATONA LINHA VERDE
17-07-11 GOLDEN FOUR ASICS BH
31-07-11 CIRCUITO LÓTUS
06-08-11 RAGGA NIGHT RUN - BELVEDERE
14-08-2011 CIRCUITO ATHENAS II
16-10-11 CIRCUITO DA LONGEVIDADE BRADESCO
06-11-2011 CDC CORRIDA DE Nsa Sra DA CONCEIÇÃO-DIVINÓPOLIS
15-11-11 CIRCUITO ABC - ETAPA DIVINÓPOLIS
27-11-11  1ª CORRIDA PIPOCA DE BELO HORIZONTE: TREINO/MANIFESTO

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Até ano que vem Daniel e com fé em Deus nos reencontraremos novamente em 2012.
    Forte abraço e um feliz e veloz 2012!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Dart! Te conhecer pessoalmente tb foi um dos melhores momentos nas corridas de 2011. Quem sabe faço também a matéria de melhores momentos!!

    Já temos um trato: 42 km em 2012...

    ResponderExcluir